Quarto De Bebê Montessoriano
13 out, 2015 |
A decoração pode ser uma ótima aliada do aprendizado e desenvolvimento infantil, como demonstra a arquiteta Nayara Macedo com o seu “Quarto do Menino”. Este ambiente foi projetado por ela especialmente para a mostra “Morar Mais por Menos Rio 2015” e tem como prerrogativa a psicologia Montessoriana que vê o quartinho como um espaço de experimentação que incentiva o desenvolvimento motor e cognitivo dos bebês através dos sentidos.
OS DETALHES LÚDICOS DO DÉCOR ESTIMULAM A CRIATIVIDADE DO BEBÊ.
O principal objetivo da arquiteta foi criar um ambiente mágico, rico e estimulante, onde a criança é capaz de aprender sozinha ao desbravá-lo, de forma criativa, segura, espontânea e saudável. Para isso, decidiu dar vida a uma espécie de casa na árvore para um passeio noturno nas alturas. As duas paredes principais do cômodos contam com desenhos temáticos, a começar pela árvore que emoldura a cama baixa em formato de casinha. Nuvens, estrelas, balões e aviões complementam o cenário como em um sonho infantil. A estrutura da casinha se mostrou o lugar perfeito para colocar os fios de luz elaborados manualmente com bolinhas de pingue-pongue. As lamparinas e bandeirinhas penduradas complementam a proposta e enfatizam a sensação de um quartinho do lado de fora da casa.
Substituta do berço tradicional, a cama baixa foi utilizada para que a criança tenha mais independência na hora de dormir e levantar. Além disso, todo quartinho foi composto de acordo com a ótica do bebê, e não do adulto, para que ele possa circular livremente e explorar tudo o que estiver ao seu alcance. Assim, os brinquedos e livros foram dispostos em nichos baixos na parede, para que a criança consiga sozinha encontrá-los, pegá-los e depois guardá-los no lugar. É por isso também que o trocador escolhido tem, além das gavetas laterais, uma espécie de armário aberto que abriga algumas peças de roupa e facilita o acesso dos pequenos. Tapetes e almofadas garantem o conforto do bebê que pode engatinhar livremente pelo ambiente. Para estimular ainda mais a criatividade, a arquiteta criou um cantinho especial para o desenho, equipado com mesinha e banquinhos baixos, e porta-lápis na parede.
Fotos: MCA Estudio
QUER ENVIAR SEUS PROJETOS PARA O CASA DE VALENTINA? É FÁCIL, CLIQUE AQUI E PREENCHA O FORMULÁRIO INICIAL.
Fotos: MCA Estudio
Deixar um comentário