Simplicidade Colonial
13 jul, 2015 |
Nada mais justo do que honrar a história de uma construção antiga através da valorização da sua arquitetura original. Melhor ainda quando os ambientes internos conseguem recriar uma atmosfera fiel à estética rural, mas sem cair nos exageros, misturando assim detalhes rústicos com elementos funcionais e modernos. Isso foi exatamente o que aconteceu com essa fazenda, encravada no Vale do Paraíba, na região da Serra da Mantiqueira, em São Paulo. Tendo como guia o projeto desenvolvido pelo escritório Vilma Meirelles interiores, a casa de 360 m² passou por uma reestruturação e ampliação que deu novo sentido aos seus espaços.
A CASA GANHOU A MISTURA PERFEITA DE ELEMENTOS ANTIGOS E MODERNOS.
Em um passado muito longínquo, o local era utilizado para caça de pequeno porte. Essa função acabou dando origem ao nome da propriedade: Chumbo Grosso. A primeira sede ao estilo colonial foi construída pelo pai do atual proprietário, mas sem os devidos cuidados, acabou esvaindo-se com o tempo. Para resgatar a sua boa forma, o projeto previa a utilização de materiais antigos, que eram comuns no início do século. Com ajuda de mão de obra local, a profissional partiu para a pintura à base de cal e elegeu o tijolo de barro como principal elemento estrutural. Além disso, trouxe de volta as portas e janelas características da época, lançou mão de um forno à lenha e criou uma capelinha charmosa.
Para valorizar o espírito rural, a decoração foi elaborada em torno das relíquias de família. Móveis de madeira e tapetes antigos dividem os espaços com peças contemporâneas com estilo colonial. O amarelo se faz presente nas paredes de todos os cômodos, às vezes de forma densa, como na varanda, e outras mais delicadas, como nos batentes das portas. Jantando a essa premissa um pé-direito com cerca de 6 metros de altura e uma iluminação pontuada, foi possível criar um ambiente com certo mistério, quase cenográfico, local propício para o feitiço do tempo.
QUER ENVIAR SEUS PROJETOS PARA O CASA DE VALENTINA? É FÁCIL, CLIQUE AQUI E PREENCHA O FORMULÁRIO INICIAL.
null
Deixar um comentário