High-Low De Materiais
26 maio, 2015 |
Em um evento como a Casa Cor, quem esperaria encontrar paredes totalmente rústicas, sem acabamento nenhum? Pois é com isso que os visitantes se deparam quando adentram o ambiente assinado pela arquiteta Gisele Taranto na versão carioca da mostra, que acontece entre os dias 03 de Outubro e 21 de Novembro de 2012. Aos mais desatentos, esse detalhe poderia até passar despercebido, mas ali estão, expostas para quem quiser ver, as marcas que a história e os anos fizeram na bela construção de 1922.
Em contraponto à estética bruta dessas paredes, cheias de molduras descascadas e rachaduras, os móveis selecionados pela arquiteta exibem costuras impecáveis, tecidos delicados e linhas assinadas por alguns dos maiores designers da atualidade. Nos fundos do espaço, emoldurada por uma enorme estante laqueada de cinza, a mesa de madeira da segunda metade do século 19 é a grande protagonista. A peça pertence ao antiquário Arnaldo Danemberg.
Vale destacar também uma intervenção artística idealizada por Gisele nessa mesma parede da estante. Um grande buraco foi fechado com o uso de cimento e livros, ao invés de tijolos, como uma forma de homenagear o trabalho do alemão Hubertus Gojowczyk, que brinca com livros criando arte. Os tons neutros e terrosos cobrem a maior parte dos elementos, compondo uma atmosfera sóbria, porém com espaço para sacadas bem-humoradas. As luminárias, fixadas no teto como redes de pesca, são um belo exemplo de como este projeto foge do lugar-comum.r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
null
Deixar um comentário