Banhada Pelo Mar De Paraty
26 maio, 2015 |
Apaixonado pelo oceano e pela natureza, um casal de velejadores decidiu erguer sua morada em um lote com localização privilegiada nos arredores da marina de Paraty, no Rio de Janeiro. Com projeto arquitetônico assinado por Fernando Sá Moreira e decoração idealizada por Dado Castello Branco, a residência de 450m² explora ao máximo sua relação com a paisagem, promovendo um contato permanente com o mar e o céu.
Além dessa proximidade com o entorno, os proprietários desejavam conforto e informalidade, num estilo sofisticado, porém casual. Dado então usou uma paleta de cores totalmente inspirada no azul das águas, abordando os tons celeste, índigo, anil e turquesa, mas mantendo o branco como pano de fundo. No mobiliário, o clima de despojamento e rusticidade é representado através de capas folgadas de algodão nos estofados, além do predomínio das fibras naturais e da madeira, matéria-prima agradável ao toque que proporciona uma sensação de continuidade ao décor. "Limitei-me a poucos materiais e também a poucos móveis. Minha intenção foi colocar a casa em sintonia – e não em confronto – com a paisagem", diz o profissional.
O piso inferior distribui-se em um espaço único, sem divisões ou barreiras entre living, home theater e terraço, como uma ampla área de convivência familiar, banhada de luz natural através de grandes aberturas. Já no andar superior, as quatro suítes e o escritório possuem varandas com vista para a área do píer.
O projeto luminotécnico, considerado de extrema importância tanto para os momentos de lazer quanto para os de maior concentração, recebeu atenção especial de Dado, que propôs o uso da iluminação indireta e com diversas intensidades para ajudar a criar diferentes climas. Totalmente satisfeito com sua obra de visual leve e refinado, o arquiteto afirma: "Os proprietários e visitantes comentam muito o astral da casa. Uma coisa difícil de definir, mas fácil de entender quando se está por lá".
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
null
Deixar um comentário