O apartamento dos anos 50 anos
24 set, 2024 | Apartamentos, De 100 a 200 m2, Cidade
Foto: Sambacine / Divulgação
Escritório: Cyon Arquitetura e Ana Paula de Castro
Total: 125m²
Local: Leblon, Rio de Janeiro
Logo após o divórcio um canadense de alma carioca na faixa dos 45 anos, começou a procurar um apartamento confortável, espaçoso e perto da praia para morar e estar com o casal de filhos em parte da semana. Até que encontrou este imóvel dos anos 50, com 125m², em um predinho baixo e charmoso no Leblon, Rio de Janeiro, sem elevador, com fachada branca e esquadrias de madeira pintadas de azul. Assim que fechou a compra, o novo proprietário encomendou a sua amiga arquiteta Fabiana Cyon um projeto de reforma completa, com decoração integralmente nova, que foi desenvolvido em parceria com a arquiteta Ana Paula de Castro.
Originalmente, o apartamento tinha dois quartos, uma sala ampla ligada a sala de jantar e uma sala fechada com marcenaria antiga de bar. Com a reforma, a cozinha foi aberta para a área social e ganhou uma ilha de cocção, a sala de jantar foi totalmente integrada a sala de estar, a suíte principal foi ampliada com a redução do banheiro original e o imóvel passou a ter, no total, três quartos e um escritório.
O proprietário fez um pedido especial: no dia da aplicação do microcimento no piso da circulação íntima ele queria levar os filhos de 5 e 7 anos para gravarem suas mãozinhas na massa ainda fresca. De cara, adoramos a ideia e viabilizamos a execução. O resultado ficou uma graça.
O conceito geral do projeto foi então criar um apartamento com atmosfera de casa e, para transmitir esta sensação, as arquitetas escolheram materiais naturais com acabamentos mais rústicos, como o concreto aparente das vigas e pilares, os tijolos pintados de branco que surgiram nas demolições, o cimento queimado das bancadas, a madeira do piso original em taco e dos mobiliários, e os ladrilhos hidráulicos no piso da varanda e da cozinha.
Deixar um comentário