09 2024

Casa com atmosfera de balneário

23 set, 2024 | Casas, Acima de 200 m2

Foto: Luiza Schreier / Divulgação
Escritório: Amanda Miranda Arquitetura
Total: 475m²
Local: Praia do Pecado, Macaé, Rio de Janeiro
Paisagismo: Clarice Perrone Paisagismo

Em busca de mais espaço, um casal de empresários, com um casal de filhos universitários e uma enteada que eventualmente passa o fim de semana de semana com eles, trocou o apartamento onde a família morava, na Praia do Pecado, em Macaé, Rio de Janeiro, por um terreno de 475m², localizado na primeira quadra ao lado da mesma praia, com a intenção de construir, do zero, a casa dos sonhos. Para esta missão, entrou em cena a arquiteta Amanda Miranda, que também concebeu a decoração de todos os espaços, tanto internos como externos.

Os clientes pediram uma casa com cobertura de telha cerâmica, uma sala com pé-direito duplo, uma área gourmet compacta sem churrasqueira, quatro suítes, um escritório que também pudesse ser usado como quarto de hóspede, uma cozinha ampla e funcional, uma piscina pequena com jardim ao redor e uma área interna de estacionamento para quatro carros.

Segundo Amanda, o conceito geral do projeto foi criar uma casa contemporânea e funcional de 195m², com atmosfera de balneário chique, ligeiramente rústica. A fachada conta com esquadrias deslizantes em PVC preto ebanizado que, além de leves e funcionais, trouxeram um ar mais contemporâneo para a construção. Outro elemento importante na arquitetura da casa são os pergolados que abraçam o volume da sala e cobrem toda a varanda, criando uma sombra agradável graças ao forro em fibras de bambu trançadas.

Como os clientes gostam de praia, surfe e ciclismo e são muito ligados à natureza, a casa precisava ter um pouco dessas referências.

Internamente, na sala de estar projetada com pé-direito duplo, rouba a cena a estante em carvalho natural, com painel ripado deslizante na frente, que permite camuflar a tv para deixar o espaço mais elegante. Outro destaque são as duas pranchas de surfe fixadas no alto da parede, com função decorativa.

Para trazer um pouco dos materiais naturais para o projeto e reforçar a atmosfera de balneário chique, Amanda revestiu algumas paredes da sala de estar e jantar com placas retangulares de pedra bruta apicoada, estofou cadeiras, sofás e poltronas em tecidos off white e tons de areia e usou móveis de madeira e cortinas de linho claro.

A cozinha é extremamente prática e funcional e foi projetada predominantemente em tons de cinza, com muitos armários e toques de madeira para se conectar ao décor da sala. Ao fundo da bancada onde fica o fogão, a arquiteta criou um painel de marcenaria com três folhas deslizantes, que permitem integrar a cozinha à sala de jantar ou isolar os espaços, quando necessário.