Elementos rústicos e modernos
17 set, 2024 | Casas, Acima de 200 m2, Campo
Fotos: Manuel Sá/ Divulgação
Escritórios: TAU Arquitetos e Studio Zanskar
Área total construída: 502m²
Local: Itapeva, MG
No coração da zona rural do Sul de Minas Gerais, em um terreno abraçado por um sinuoso rio, emergem dois pavilhões assinados pelo escritório TAU Arquitetos em parceria com Studio Zanskar, não se trata de um espaço para habitá-lo apenas internamente, mas sim para ser vivido em simbiose com a natureza circundante, de fora para dentro.
O contexto da natureza norteou todo o projeto arquitetônico desde o seu partido, buscando o diálogo entre o construído e o não construído em diversas relações.
O projeto é dividido em dois pavilhões distintos em usos, o primeiro voltado à celebração e ao encontro reunindo os usos mais sociais e de frente para a piscina. O segundo mais próximo a mata e ao rio, para momentos de calmaria e introspecção, abrigando o programa íntimo.
O programa do pavilhão social é composto por um amplo salão de jantar, sala de estar, cozinha, área gourmet, lavabo e área de serviços. Enquanto isso, no pavilhão íntimo se encontram duas suítes, uma sala de estar, jantar e cozinha. Estes dois distintos programas são conectados através de uma grande área externa social avarandada, entre eles está a piscina.
A materialidade do projeto mescla elementos elementos rústicos e modernos, criando um contraste entre a linguagem rural própria do contexto e a arquitetura contemporânea. A estrutura metálica é pintada de preto assim como as esquadrias de alumínio que se abrem para a vista, deixando claro a diferenciação desses elementos com os demais.
“Esta abordagem discreta não apenas preserva a integridade visual da zona rural, mas também convida as pessoas a vivenciar um espaço que transcende as fronteiras entre o tradicional e o contemporâneo, onde a beleza rústica se casa com o conforto moderno em perfeita harmonia.
Deixar um comentário