Reforma Completa e Decoração em Apartamento no Leblon
07 ago, 2024 | Apartamentos, De 100 a 200 m2, Cidade
Fotos: MCA estúdio / Divulgação
Escritório: Escala Arquitetura
Área: 190m²
Local: Leblon, Rio de Janeiro
Uma família composta por um casal de 35 anos, com um filho de dois anos e um bebê, já morava no prédio atual, no Leblon, Rio de Janeiro, mas em outro apartamento, que era alugado. Assim que comprou esta unidade de 190m², alguns andares abaixo e com a mesma planta, o casal encomendou às arquitetas Carolina Escala e Patricia Landau, do escritório Escala Arquitetura, um projeto de reforma completa, incluindo a decoração de todos os ambientes, e continuaram morando de aluguel até o final da obra.
Os clientes solicitaram três quartos, sendo uma suíte, além de uma sala íntima, brinquedoteca e escritório reversível, que também pudesse ser usado como quarto de hóspedes. Além disso, queriam uma cozinha confortável, com copa e despensa, prioritariamente conectada a área íntima, já que eles não viam necessidade de integrá-la à sala.
A planta original contava com dois quartos, além do quarto de serviço, sendo um deles suíte com closet, enquanto a copa e a cozinha eram separadas. Com a reforma, o banheiro social, que era muito grande e desproporcional ao tamanho do imóvel, foi reduzido para ampliar a copa e a cozinha, que passaram a ser integradas. A sala também foi reduzida para criar o terceiro quarto e o novo escritório, o que levou à redução e reposicionamento da suíte master, com closet.
No geral, o conceito do projeto buscou criar ambientes visualmente limpos, com espaços muito bem aproveitados para evitar desperdícios, inclusive de circulação. E ainda promover, de um lado, a integração dos ambientes íntimos e, do outro lado, dos ambientes sociais, com a possibilidade de isolar as duas áreas.
Em termos de planta baixa, nosso maior desafio neste projeto foi encaixar todos os ambientes novos solicitados pelos clientes, sem comprometer a qualidade dos demais. Já na decoração, o grande desafio foi partir dos móveis existentes para adquirir os novos, deixando tudo em perfeita harmonia.
Na decoração, que segue o estilo contemporâneo aconchegante, algumas peças já faziam parte do acervo da família e foram aproveitadas. Na área social, por exemplo, vieram do apartamento antigo o par de poltronas claras, a mesa de centro, o baú de madeira, a mesa de jantar, as cadeiras de jantar e o banco do hall de entrada. Por isso, a seleção dos móveis novos partiu das peças mantidas, em prol de uma harmonia estética geral.
Deixar um comentário