Estilo minimalista com texturas naturais
12 jan, 2024 | Apartamentos, Acima de 200 m2, Cidade
Fotos: Luiza Schreier/ Divulgação
Escritório: Escala Arquitetura
Área: 200m²
Local: Ipanema, RJ
A moradora mora fora e visita o Brasil com frequência, por isso comprou esta cobertura duplex de 200m2, em Ipanema, para ter um pouso na Zona Sul do Rio de Janeiro e alugar por temporada quando o imóvel estiver desocupado. Em seguida, procurou as arquitetas Carolina Escada e Patricia Landau, do escritório Escala Arquitetura, para um projeto de reforma completa dos dois andares, com decoração integralmente nova em todos os espaços. Todas decisões do novo layout e a escolha de todos os itens da decoração, dos móveis aos materiais, passando pelos objetos, foram feitos à distância.
No primeiro andar, originalmente, havia uma cozinha, um quarto de serviço e uma área de serviço isolados por paredes, que, juntos, ocupavam muito espaço. Com a reforma, as arquitetas eliminaram essas paredes e, no local do quarto e área de serviço, criaram um novo banheiro social e ainda aumentaram a cozinha, que passou a ser integrada à sala.
Já no segundo andar, a cobertura era apenas uma laje sem uso, com um telhado improvisado, sem nada na área externa. Com a reforma, as arquitetas construíram ambientes indoor e uma área externa descoberta, com piscina e uma cobertura metálica de aço cortén, com teto forrado de fibra natural, que protege a área gourmet e a churrasqueira.
Na piscina, nos inspiramos em azulejos marroquinos que extraímos de uma imagem de referência enviada pela cliente. As estampas foram desenhadas exclusivamente para este projeto e pintadas à mão com tintas aquareláveis, pois queríamos dar a impressão de desgaste, de antigo, como ela solicitou
A decoração dos ambientes internos segue o estilo minimalista, com texturas naturais. As arquitetas adotaram uma paleta de cores com base neutra, não só para criar uma atmosfera tranquila e discreta como também para adicionar texturas sutis.
As texturas são uma maneira eficaz de adicionar interesse visual e profundidade a um espaço. Neste projeto não temos nenhuma parede branca lisa, todas tem ‘algo a dizer’. Também abusamos das texturas nos objetos decorativos de cerâmica, nos tapetes e nas almofadas
Toda a marcenaria foi desenhada pelo escritório, sob medida para o projeto, com destaque para a estante da sala de tv, no piso inferior, que também serve para expor plantas e objetos decorativos de cerâmica; no segundo andar, a mesma madeira de demolição usada no piso foi replicada no painel das paredes, na mesa/bancada e nas prateleiras. Entre as peças de design assinado, vale destacar a poltrona Jangada, de Jean Gillon, garimpada em um antiquário.
Deixar um comentário