Cobertura inspirada em Paris
08 jan, 2024 | Apartamentos, Acima de 200 m2, Cidade
Fotos: Ruy Teixeira / Divulgação
Escritório: Felipe Carolo
Local: Alto de Pinheiros, São Paulo
A moradora da cobertura duplex de 650m2, localizada no Alto de Pinheiros, São Paulo, está há mais de 16 anos no imóvel, em sua primeira obra deixou o apartamento ao seu gosto, de acordo com suas necessidades, porém com o passar dos anos precisava se atualizar e procurou o arquiteto Felipe Carolo. Um pedido em especial era que a área do living, sala de TV, varanda social do pavimento inferior e a área externa tivessem um ar mais clean com a coleção de artes, tapetes e artesanatos que foram garimpados em suas enumeras viagens pelo mundo e alguns de herança familiar.
A cliente mesmo exemplificou: quero sim trazer a contemporaneidade para minha casa, mas sem parecer um grande show room, sem identidade, sem meus colecionismos e minhas coisas, afinal uma casa é composta disso, de memórias e objetos que trazem vida e alegria a minha casa.
Arquiteta e urbanista, além disso, colecionadora desde tapetes a caixas artesanais, a moradora viveu e estudou alguns anos em Paris, cidade sempre muito apreciada por ela, que norteou o trabalho do escritório traduzindo assim desde a escolha do design as boiseries inseridas na galeria e no hall social até ao jardim da varanda social e da área externa do pavimento superior.
A estética foi conduzida com uma base francesa clássica, porém com um toque de contemporaneidade e, claro, que brasilidade.
Um desafio foi proposto a paisagista Clariça Lima, que comanda o escritório Studio Clariça Lima, um jardim com base no jardim clássico francês, com um toque de brasilidade, sem parecer muito tropical e mais leve e clean do que o existente. O resultado foi um amplo jardim com escolhas mescladas desde jabuticabeiras, alecrim, tumbergias, jasmim, uma galeria de Camélias, que conta com mais de 15 pés entre brancas e rosas, suculentário, muitas gardênias, um pé de limão e um de laranja doce.
Um outro destaque para o living, além de tapetes persas, iranianos, turcos, kilim indiano, todos adquiridos pela moradora em suas viagens, são as obras de arte, desde a galeria até a sala de TV. O posicionamento de todos os quadros foi pensado e valorizado com iluminação específica, e distribuído de maneira a valorizar e destacar o acervo. Entre as obras encontramos Volpi, Carybé, Mabe, Yolanda Mohalyi, Claudio Tozzi, Alphonse Muca, Sivio Oppenheim, e Óleo sobre tela de Guinard, herança de família.
O mobiliário e iluminações decorativas foram pontualmente escolhidos, tendo como base as artes, tapeçarias e alguns pedidos da cliente como seu conjunto Maralunga, do designer Vico Magistretti e a poltrona Ghost, em vidro, da Cini Boeri. As poltronas ganharam destaque na sala de TV, e receberam revestimento em couro natural estonado da Lá Novitá, e o sofá de três módulos, recebe o revestimento de ultrasuede da Regatta Tecidos, o qual norteou a escolha do restante do mobiliário.
Paisagismo: Clariça Lima
Deixar um comentário