Décor atemporal e contemporâneo
04 dez, 2023 | Apartamentos, Acima de 200 m2, Cidade
Fotos: Denilson Machado / Divulgação
Escritório: Bezamat Arquitetura
Área: 380m²
Local: Praia de Icaraí, Niterói, Rio de Janeiro
Ano: 2022
Por meio de uma repaginação total, a arquiteta Cristina Bezamat buscou transformar o décor deste apartamento em um estilo atemporal e contemporâneo, sem envolver mudanças drásticas no layout.
O extreme makeover se deu logo depois que os clientes, uma jovem família, receberem o apartamento pela construtor. A ideia inicial era decorar a área social, três quartos para família, o quarto de hóspedes, a sala íntima, a sala de almoço e a cozinha. Assim que a obra foi iniciada, decidiram incluir no projeto os quatro banheiros das suítes e, com a chegada da bebê durante a reforma, o quarto de hóspedes teve de ser transformado em um quarto.
Sem mudanças extremas no layout, a única mudança significativa foi na cozinha, onde a despensa foi transformada em adega climatizada.
“No geral, o projeto buscou criar ambientes contemporâneos, chiques e atemporais, sem deixar de refletir a personalidade da jovem família.”
No décor, a base neutra – composta por linhos, madeiras, couro natural, vidro e piso de porcelanato Travertino, da Portobello – recebe com harmonia cores alegres e vivas de obras de arte e mobiliários pontuais.
Alguns móveis brasileiros de design assinado se destacam, como a poltrona Moleca de Sergio Rodrigues, a poltrona Anette de Jorge Zalszupin, a mesa de jantar e cadeiras de Jader Almeida, o sofá Beatriz de Aristeu Pires e as cadeiras São Paulo de Carlos Motta. Entre as obras de arte, na sala de jantar, destaque para a gravura de Marcelo Solá e o díptico de Marcus André sobre o buffet desenhado pelo próprio escritório. Já no living, rouba a cena a gravura de Antônio Bokel, acima do sofá.
“Esta neutralidade nos permitiu ousar na escolha do tapete do living, que é colorido e de grande impacto visual. Sem dúvida, ele deu vida e personalidade à sala. Foi amor à primeira vista.”
Outro destaque na área social é o painel de marcenaria que reveste toda a parede ao fundo, criado para mimetizar as portas de acesso à sala de almoço, lavabo e cozinha.
“Como o projeto foi crescendo aos poucos até que contemplasse todos os ambientes, nosso maior desafio foi, além do tempo, criar ambientes com linguagem coerente, sem demonstrar que foram pensados em momentos diferentes.”
Deixar um comentário