Layout fluido e bar como protagonista
22 nov, 2023 | Apartamentos, Acima de 200 m2, Cidade
Fotos: Gabriela Mestriner / Divulgação
Escritório: Natália Minas e Gabriela Mestriner
Área: 200m²
Local: Paraíso, São Paulo
Ano: 2023
Neste apartamento, o layout fluido parece fazer o mobiliário com desenhos orgânicos flutuar pelo living integrado. Foi assim que Natália Minas e Gabriela Mestriner conceberam o projeto do Apartamento RR, aproveitando muito de seus materiais originais para criar algo completamente novo.
Reformulado para ter a cara de seus novos moradores, um jovem casal que adora receber e compartilhar momentos com amigos e família, o imóvel tem no bar o protagonismo da composição, ponto de encontro e convivência.
“O reaproveitamento foi algo necessário e uma escolha consciente nesse projeto, pois já havia no apartamento o piso em mármore na área social, bons armários na área íntima e cozinha. O bar, antes todo escuro, foi o grande ponto de mudança. O projeto trouxe a ele formas mais orgânicas e escolhas de revestimentos e acabamentos que trazem surpresa nas texturas.”
A área social do apartamento sofreu intervenções como um todo, mantendo apenas o piso original e criando aconchego com novas texturas e forro com desenho arredondado que traça uma transição suave entre teto e parede. Os banheiros também sofreram mudanças em sua estrutura.
“O maior desafio foi entender como balancear o existente com a nova proposta. Como reinterpretar todos os elementos e fazê-los coexistir com uma arquitetura e decoração do hoje. Tentamos equilibrar o frio do mármore com o quente da textura rastelada desenvolvida em obra. Ou então eleger novo piso e marcenaria para área íntima com desenho mais limpo para contrabalancear os rodapés e roda tetos mais elaborados que foram mantidos e pintados em tom de cinza Fendi.”
Com cores leves, diferentes texturas trabalhadas ao mesmo tempo e um bar imponente, o projeto parece abrigar quem quer que entre pela porta.
“A textura como ponto de partida, também é trabalhada na escolha de tecido que reveste o bar e no tratamento rústico dado a ilha, bancada e prateleiras em granito Itaúnas que transforma uma materialidade conhecida em algo único. Na arquitetura, gosto de revisitar materialidades e trazer um elemento ou acabamento novo a elas, traz curiosidade e ponto de surpresa ao projeto, ressignifica uma memória.”
Deixar um comentário