Apartamento com adega na sala e espaços generosos
17 nov, 2023 | Apartamentos, Acima de 200 m2, Cidade
Fotos: Juliano Colodeti, do MCA Estúdio / Divulgação
Escritório: Studio 021 Arquitetura
Área: 230m²
Local: Leblon, Rio de Janeiro
Ano: 2023
Um apartamento com adega na sala e espaços generosos. Esse foi o resultado da reforma completa projetada pelo Studio 021 Arquitetura, encomendada antes mesmo que o casal de clientes e seus dois filhos se mudassem para o novo imóvel.
A adega já era um desejo antigo dos moradores, principalmente do marido apaixonado por vinho. Por isso, os arquitetos encontraram como solução integrar a grande marcenaria da sala de estar a uma adega, concentrando ainda louceiro, estante e apoio da TV. Além de ter se tornado o coração da casa, o espaço funciona também como elo de ligação entre os ambientes de estar, jantar e TV.
“Nosso maior desafio neste projeto foi fazer todos os pedidos dos clientes caberem na área do apartamento.”
Já na área íntima, o principal pedido foi uma suíte master com dois closets, um para o marido e outro para a esposa. Uma aposta certeira do escritório nessa área do apartamento foi usar revestimentos claros e espelhos, reforçando a sensação de o dormitório parecer maior e ajudando também a disfarçar as portas de acesso aos closets.
“Outro desafio foi a entrada principal do imóvel, que dá acesso a um corredor longo e estreito. Para resolver essa questão, revestimentos uma parede com espelho, do piso ao teto, e a outra parede com painel de marcenaria, em freijó natural, que mimetiza as portas de acesso a outros cômodos, como a cozinha, e, ao final, se integra à imensa estante da sala.”
Do acervo da família, foram aproveitadas a poltrona Lounge com banqueta by Charles Eames (que hoje está na sala de tv) e a mesa de centro Maria Preciosa, assinada pela Etel Carmona. Todos os outros móveis são novos, atemporais e de estilo contemporâneo, privilegiando peças brasileiras de design assinado, com destaque para a mesa de jantar Dinn e dois carrinhos-bar Teca (de Jader Almeida), cadeiras Oscar e poltronas Mole (de Sergio Rodrigues) e cadeira de jantar Omar (de Rejane Carvalho Leite).
Deixar um comentário