Sempre escutei em casa que existem dois tipos de educação: a formal e a de sentimento. A de sentimento é, obviamente, a mais nobre e fundamental, mas hoje, vamos falar só da formal rsss Quem viu O Astro ontem sentiu o clima tenso do jantar da Clô mas também deve ter reparado no esmero da mesa. Não resisti e fui buscar algumas fotos para ver a arrumação com mais calma. Só saberemos hoje, mas ao que tudo indica será um jantar à francesa.
O serviço à francesa é o mais requintado, e é geralmente realizado em ocasiões especiais ou protocolares. Ao montar a mesa, a arrumação deve ser a seguinte: 4 pratos (sendo 1 de pão), 8 talheres (se for usar lavanda somente 7), 4 copos e 1 guardanapo. Nunca vi em uma mesma arrumação o pratinho de pão e a lavanda juntos, já que a ela ocupa o mesmo lugar do pratinho, então, minha sugestão é que a lavanda seja só colocada (e quando isso acontecer o pratinho de pão não entra) caso o menu peça. Ou seja, se você servir alcachofra, lagosta ou qualquer outra comida que o convidado tenha necessidade de "lavar" as pontas dos dedos. Neste serviço devemos tomar precauções dobradas. O garçom deve estar impecável (com uniforme e luvas). Ele começa servindo a mulher sentada ao lado direito do anfitrião (a convidada de honra), em seguida todas as mulheres e, por último, o anfitrião. O garçon deve trazer a bandeja à esquerda do convidado, para que o próprio se sirva. Os lugares são marcados com porta cartões – placement, onde consta o nome de cada um à frente do local onde deve se sentar.
Gente, mas é o seguinte, no fundo acho uma frescurinha essas regras, mas é importante sabermos como funciona para não passarmos por nenhuma saia justa ou até mesmo para fazermos uma surpresa em casa ou para amigos. De qq forma, é bacana uma mesa caprichada para um bom papo e risadas hein.
Lu, fui procurar para tirar uma dúvida, e no final reparei q conhecia aquela redação… pimba era vc !!! Orgulho de mami
rsssss <3 Bjs Baby