Renovação e integração de apartamento em edifício tombado
08 nov, 2023 | Apartamentos, De 100 a 200 m2, Cidade
Fotos: Leonardo Olicos / Divulgação
Escritório: Ricardo Melo e Rodrigo Passos Arquitetura
Produção visual: Andrea Falchi
Área: 160m²
Local: Ipanema, Rio de Janeiro
Ano: 2023
Entre 1990 e 1996, o prédio ao qual este apartamento pertence foi moradia do célebre cantor e compositor Renato Russo, do Legião Urbana. Hoje, acaba de ser declarado Patrimônio Cultural do Rio de Janeiro, com muita de sua arquitetura dos anos 1950 ainda preservada.
Apesar de toda a história do edifício tombado, os arquitetos Ricardo Melo e Rodrigo Passo toparam o desafio de propor uma renovação completa de um de seus apartamentos, realizando a integração entre sala e cozinha e aproveitando ao máximo seus 160m².
“Eles pediram para integrar a sala e a cozinha e criar uma suíte de casal com o banheiro integrado ao dormitório. Essa integração fez a sala parecer bem mais ampla e, com isso, aproveitamos uma parte dela para aumentar uma suíte existente e o banheiro social.”
A decoração proposta na renovação do apartamento também é completamente nova. Segundo os arquitetos, o projeto foi inspirado na arquitetura escandinava, com uma base branca e cinza claro e detalhes em tons de verde e terrosos, além de poucos móveis, sendo a maioria de madeira clara e fibra naturais.
“Também transformamos o quarto maior em uma suíte, deixando o novo banheiro integrado ao dormitório, com uma banheira aparente, do jeito que os clientes pediram. Adaptamos tudo isso ao clima praiano do Rio de Janeiro.”
Na sala de TV, Ricardo destaca a estante clara e design leve que ajudou a alongar o espaço e, no estar, o tapete de pele de vaca tingido de verde oliva, sobreposto ao tapete de fibra de garrafa pet reciclada da Galeria Hathi. Já na suíte em tons de verde, uma banheira dentro do quarto e uma parede atrás do lavatório revestida com pedra natural hijau são os destaques, além da canga com estampa de coqueiro assinada por Isabela Cury, estendida na parede atrás da cabeceira da cama, em madeira e corda do designer Fernando Jaeger.
“Nosso maior desafio neste projeto foi executar a obra. Como se trata de um imóvel dos anos 50, nos deparamos com muitos obstáculos, principalmente estruturais. Outro desafio foi o orçamento enxuto do cliente, já que se trata de um apartamento de veraneio.”
Deixar um comentário