Cobertura com muito verde e integração em São Paulo
06 nov, 2023 | Apartamentos, Acima de 200 m2, Cidade
Fotos: Renato Navarro / Divulgação
Escritório: Apó Arquitetura
Paisagismo: Bia Abreu
Área: 257m²
Local: Campo Belo, São Paulo
Ano: 2019
Para quem está acostumado em viver em cidades grandes, ter um espaço de relaxamento e encontro com a natureza em casa é um grande privilégio. Neste projeto em Campo Belo, São Paulo, as arquitetas do Apó Arquitetura conseguiram criar um refúgio urbano na cobertura do prédio, com muito verde e integração com a área social.
Os pedidos foram simples: maior conexão física e visual entre a área da piscina e a área social, e maior uso da área externa. A solução foi apostar em uma escada estilo arquibancada para atingir essas demandas.
“Removemos o guarda-corpo existente que dividia o espaço da piscina e a área inferior e propusemos uma escada arquibancada que fazia a transição e integração física e visual entre esses dois espaços, além de permitir novos usos como as jardineiras e os bancos.”
Os degraus da arquibancada são intercalados por concreto e madeira, criando uma atmosfera despojada na cobertura. O mobiliário segue essa mesma tendência, com cores neutras e verdes e materiais práticos por se tratar de uma área externa descoberta.
A lareira em aço corten proporciona conforto térmico e um convite a conversas na cobertura durante as épocas mais frias do ano, enquanto um gazebo feito sob medida oferece sombra e descanso no verão. Sobre os principais desafios, os arquitetos ainda comentam:
“O maior desafio foi dar unidade física para o espaço recortado e desnivelado da cobertura e também trazer a sensação de estar fora da cidade de São Paulo. Queríamos transformar o espaço em um refúgio urbano.”
Para compor todo o verde que abraça a cobertura, a paisagista Bia Abreu propôs o uso de vasos com lavanda, filodendro-ondulado, aspargos e jasmim-manga para embelezar o espaço. Já capim-do-texas verde e samambaia se espalham pelas floreiras. Nos fundos, um minipomar em vasos com pés de acerola, romã, pitanga e jabuticaba, além de uma horta com ervas e temperos, tornam o projeto único e a cobertura mais viva.
“O paisagismo transmite paz e privacidade para a cobertura, transformando-a em um refúgio natural no meio da cidade de São Paulo. Outros pontos importantes são os materiais escolhidos, como as almofadas e as poltronas com cores que dialogam com a vegetação e o restante do projeto.”
Deixar um comentário