Apartamento alegre e descontraído
02 out, 2023 | Apartamentos, Acima de 200 m2, Cidade
Fotos: Gui Morelli / Divulgação
Escritório: Andrea Chicharo Arquitetura
Área: 230m²
Local: Cascais, Lisboa
Ano: 2022
Um apartamento alegre, descontraído e perfeito para o convívio familiar. Este foi o pedido dos clientes para Andrea Chicharo, que assina o projeto em Cascais, cidade litorânea de Portugal.
“A ideia foi criar um espaço bem integrado para que os moradores pudessem curtir bons momentos em família durante sua estada no imóvel. Por isso, tudo é bem descontraído e alegre.”
Para atingir o resultado, a arquiteta apostou no sofá em couro como ponto de partida. A paleta da área social foi guiada por seu tom azul acizentado. Além disso, para trazer maior aconchego à sala de estar com um pé-direito muito alto, Andrea optou por dividir a parede em duas metades, criando boiseries na parte inferior que ganharam um azul claro complementar ao tom do sofá, enquanto a parte superior foi mantida branca.
Uma pequena área de convívio também foi integrada à varanda graças aos janelões originais do prédio, que ajudam a trazer iluminação natural e charme ao ambiente. Outra solução que chama atenção é a grande luminária em formato de bola que pende da parte mais alta do teto no estar.
“Trabalhei com uma luminotécnica local. Como o imóvel é novo, não havia muita reforma pra fazer. Mas a parte de iluminação e marcenaria sempre demanda projetos específicos de acordo com o uso e ambientação do espaço.”
O apartamento ainda tem ainda três suítes, sendo a master localizada no primeiro andar e as dos dois filhos no segundo andar – ambas com configurações bem parecidas e um décor em tons neutros e aconchegantes.
Para o mobiliário, foram selecionadas peças italianas, espanholas e americanas. Já para as obras de arte, artistas brasileiros, como Manoel Novello (são dele os três quadros acima do sofá); e portugueses, como José Loureiro (a obra usada no jantar). E, complementando a decoração alegre e descontraída, peças portuguesas e tapetes orientais da brasileira Phenicia.
Deixar um comentário