Duplex com muitas obras de arte
21 abr, 2023 | Apartamentos, Acima de 200 m2, Cidade
Fotos: André Nazareth / Divulgação
Escritório: Escala Arquitetura
Produção visual: Andrea Falchi
Projeto de paisagismo: Rafael Carvalho
Área: 400m²
Local: São Conrado, Rio de Janeiro
Ano: 2022
Uma reforma geral para deixar a cobertura duplex de 400m² como a família sempre imaginou e destacar suas obras de arte. Este foi o pedido dos clientes para o escritório Escala Arquitetura, que assina o projeto em São Conrado, Rio de Janeiro.
“A cliente queria ter uma residência com ambientes amplos e aconchegantes, com características de casa, e ainda que valorizasse suas muitas obras de arte e móveis brasileiros garimpados por ela própria ao longo dos anos.”
Com a renovação da planta, o pavimento inferior foi transformado em um apartamento funcional, incluindo uma suíte com closet para cada uma das duas filhas da cliente. Já o andar superior passou a abrigar um estar com espaço gourmet integrado à área externa, além de uma suíte máster ampla.
“Instalamos esquadrias deslizantes de madeira, com venezianas móveis, entre a cozinha e o hall de distribuição, permitindo integrar ou isolar os ambientes, de acordo com a necessidade.”
As obras de arte enriquecem o projeto, com obras de Daniel Senise, Galvão, Ascânio MMM, Jorge Mayet, Duda Moraes e Arthur Pedro Motta. Boa parte dos móveis também já era da cliente, que é uma amante do mobiliário brasileiro: cadeiras de jantar Senhor de Jorge Zalszupin e Lucio de Sergio Rodrigues, mesa de centro Roots Cork de Jader Almeida, poltronas Eva de Gustavo Bittencourt e Pantosh da Lattoog
Sobre a arquitetura, o escritório apostou na personalidade e liberdade para o projeto.
“O apartamento traduz o conceito de uma arquitetura carioca quase de forma literal, seja pela personalidade, liberdade e jovialidade de tudo que foi escolhido para ambientar este projeto quanto pela atmosfera descontraída que permeia todos os espaços. Nosso maior desafio neste projeto foi fazer uma grande obra em termos estruturais para integrar bem os espaços. Também tivemos que mudar a escada de lugar para conseguir uma área de estar generosa no segundo pavimento e ainda bem integrada ao terraço.”
Deixar um comentário