Paixão, disciplina e dedicação movem o trabalho da nossa equipe, comandada pela arquiteta colombiana radicada no Brasil, Verônica Molina. Em 2010 Verônica ingressou como arquiteta coordenadora no Estúdio Penha, tornando-se sócia em 2016 quando passou a administrar o escritório ao lado de Vitor Penha. Em 2022, com a saída de Vitor da sociedade para atuar em projetos pessoais, nasce o Memola Estúdio.
O nome escolhido Memola, surgiu da derivação de “mola”. Inicialmente pela questão da dobradiça adaptável, além de ser uma técnica de artesanato ancestral originária das mulheres indígenas da Colômbia e do Panamá, que se baseia nas várias camadas coloridas de tecido, feito para ocasiões especiais como o nascimento de uma criança, um casamento ou até datas comemorativas da comunidade. Já na Espanha, a expressão significa “Me encanta”. Com todas essas referências, foi criado o nome Memola Estúdio de Arquitetura que traz um novo significado coerente com a nossa trajetória de sucesso e comunica essa transição, mas deixando claro a todos que a essência e paixão pelo que fazemos não mudaram.
Estamos situados em São Paulo, cidade que nos motiva a ter a sabedoria de transformar aquilo que não é bom. Na arquitetura, em contraposição com São Paulo, precisamos nos encantar com o todo e ir descobrindo os detalhes aos poucos. São Paulo talvez não encante pelo todo, mas encanta na medida em que vai se descobrindo cada esquina e a cada reencontro. Gostamos de pensar que dentro de uma cidade tão grande e densa, existe espaço para todos serem o que quiserem ser.