Casa para finais de semana na montanha
13 fev, 2023 | Casas, De 100 a 200 m2, Campo
Fotos: Pedro Kok / Divulgação
Escritório: Estúdio HAA!
Área: 105m²
Local: Gonçalves, Minas Gerais
Ano: 2018
Uma casa para finais de semana e temporadas na montanha com vista para a pedra do Baú. Este foi o pedido dos clientes ao escritório Estúdio HAA!, que assina o projeto de 105m² em Gonçalves, Minas Gerais.
“Os clientes queriam uma casa prática, pequena, que necessitasse de pouca manutenção e com uma vista ampla da pedra do Baú. Foi solicitado um fogão à lenha interno que não só fosse útil para cozinhar, mas também para aquecer o ambiente.”
A casa dos clientes, grandes entusiastas do universo do design, conta ainda com grande acervo de peças assinadas por designers consagrados, jovens designers e artesãos locais.
“Mais que a necessidade de buscar uma uniformidade estética das peças, foi preferido a heterogeneidade dos interesses, das viagens, das narrativas que cada peça conta, e a casa se tornando esse memorial da vida, e cada objeto lembrando um momento específico.”
A obra ocorreu em 2018 com orçamento bem justo e o desafio de contornar as dificuldades de construção em um terreno a mais de 1.470 de altitude e cerca de 600m acima da estrada pavimentada mais próxima. Como os proprietários já tinham experiência com casas na região e sabiam o que incluir e evitar na reforma, o escritório conseguiu cumprir o budget e ainda apresentar um projeto muito bem resolvido.
“Um fato curioso sobre o terreno é o formato de arquibancada de estádio de futebol, naturalmente tinha esse formato de concha, dado essa peculiaridade o proprietário começou a chamar de casa cancha e pegou. Inclusive para conservar a topografia original do terreno e não termos problemas com os caminhos de escoamento natural das chuvas fizemos a casa elevada do solo, o que durante a obra se revelou importantíssimo, dado o volume e intensidade de chuvas no local.”
O sistema estrutural é composto por um par de vigas de MLC com 14m de extensão, apoiadas de um lado sobre um par de rochas e do outro sobre um bloco de steel frame. Já o container HC de 20” foi a solução encontrada para criar um quarto de visitas.
“Buscamos utilizar elementos pré-fabricados de forma a reduzir a quantidade de trabalho em loco, e consequentemente o tempo de obra, já que o terreno era de difícil acesso. Mas ao mesmo tempo utilizando madeiras de reflorestamento e materiais passíveis de serem reciclados.”
Deixar um comentário