Apartamento compacto e com muita madeira
20 dez, 2022 | Apartamentos, De 50 a 100 m2, Cidade
Fotos: Leo Costa / Divulgação
Arquiteta: Natália Lemos
Área: 68m²
Local: Gávea, Rio de Janeiro
Ano: 2022
Um projeto totalmente personalizado para que houvesse o mínimo de obra possível. Este foi o pedido da moradora para a arquiteta Natália Lemos, que assina o apartamento compacto de 68m² na Gávea, Rio de Janeiro.
“No geral, ela queria um novo lar com ambientes integrados, cores claras e uma atmosfera aconchegante.”
Na planta proposta pela construtora, a arquiteta mudou apenas a posição das peças da cozinha e, a partir daí, definiu todo o conceito do projeto. Por ter um tom claro e evocar uma atmosfera sutilmente feminina e jovial, a madeira carvalho foi usada para revestir toda a marcenaria do apartamento, desde os painéis de parede até o forro do teto.
“Nosso conceito foi baseado no tom sobre tom, no mix de texturas e na sensação de aconchego.”
Como a cozinha é totalmente aberta para sala, a arquiteta preferiu usar prateleiras no lugar de armários superiores para deixar o espaço visualmente mais leve. Ainda, ela aumentou a altura do front da bancada para evidenciar a beleza da pedra rajada, usada na bancada e replicada na parede.
A varanda foi ambientada com um banco único de marcenaria ripada (com cachepô acoplado na lateral) e um balanço de vime, fixado no teto. Outro destaque é o painel de muxarabi que, além de dividir este espaço e proporcionar privacidade, projeta dos dois lados um jogo de luz e sombra super interessante.
“Nosso maior desafio neste projeto foi, sem dúvida, criar espaços aconchegantes, com sensação de amplitude, em um apartamento compacto.”
Deixar um comentário