Cores fortes e estética minimalista
30 set, 2022 | Apartamentos, De 100 a 200 m2, Cidade
Fotos: Eduardo Macarios / Divulgação
Escritório: Küster Brizola Arquitetos
Nome do projeto: Apartamento Moscou
Área: 170m²
Local: Curitiba, Paraná
Ano: 2022
Um apartamento com diferentes referências culturais e cores fortes. Essa foi a proposta dos arquitetos do escritório Küster Brizola Arquitetos para o lar de um casal russo-brasileiro que passou anos vivendo na Europa.
“Nosso maior desafio para esse apartamento foi traduzir as vivências e esse acervo cultural de diferentes partes do mundo em arquitetura, criando um lar que traduza a própria história dos moradores.”
Para isso, as cores fortes e marcantes foram escolhidas para toda a área social do projeto.
“Nosso ponto de partida foi o tapete da sala de estar, colorido e com formas orgânicas, dele é extraída toda a paleta de cores que compõe a área social, fazendo com que as cores utilizadas no apartamento ao mesmo tempo que sejam marcantes, conversem entre si e tragam harmonia. Essa unidade visual também é proporcionada pelo painel ripado coral que percorre toda a sala de estar, esconde a porta do lavabo e também mimetiza a televisão entre quadros.”
Além disso, a coleção de fotos e garimpos que o casal possuía também foi pensada para fazer parte do projeto.
“Na sala de jantar, o destaque está no teto mostarda, que traz uma atmosfera solar às refeições. As prateleiras, balcão e paredes brancas, servem de abrigo para os projetos colecionados, fotografias e garimpos adquiridos ao longo dos anos. Já na cozinha, as cores fortes da marcenaria são suavizadas com o piso e bancada brancos compondo o azulejo criado pelo artista plástico Romulo Lass.”
Já para quartos e área íntima, os arquitetos Arthur Brizola e João Gabriel Küster Cordeiro optaram por dar um respiro a atmosfera colorida do apartamento.
“O contraponto às cores utilizadas nesse apartamento está na área íntima. Buscamos trazer para esse espaço atmosfera minimalista, mais serena e favorável ao relaxamento. Para o quarto do casal, utilizamos tons claros e madeiras, desenhos na cama, mesa de cabeceiras e porta do armário que mimetizam arquitetura japonesa dos antigos templos budistas.”
Deixar um comentário