Foto: Pexels / Divulgação

Você já pensou em adotar colunas para a frente da sua casa? Ou então adorná-la com um frontão triangular? Amado por muitos, o estilo neoclássico é frequentemente requisitado na hora de definir o projeto arquitetônico de uma casa. Mas isso não é de agora: na verdade, o estilo surgiu há séculos. Entenda melhor o que ele é e como utilizá-lo na prática.

O estilo neoclássico surgiu no fim do século 18, época em que diversos artistas, intelectuais e filósofos passaram a se interessar por obras gregas e romanas do período e estilo clássico. Somado a isso, a escavação da “cidade perdida” de Pompeia neste mesmo período, encoberta pelas cinzas do Vezúvio há séculos, realçou o interesse pelas obras arquitetônicas de então.

Como resultado, um novo estilo nasceu, resgatando o uso de colunas, cúpulas, frontões triangulares e abordando conceitos como a simetria e a proporção. A partir de então, o estilo neoclássico se imortalizou na Europa em obras muito conhecidas, como o Panteão de Paris, na França, e o Museu Britânico, na Inglaterra.

Mas se engana quem pensa que o estilo neoclássico permaneceu na Europa. Já no começo do século 19 esse estilo chegou em terras brasileiras e levantou monumentos impressionantes, como a Pinacoteca de São Paulo e o Palácio da Liberdade, em Curitiba.

Hoje em dia, o estilo neoclássico ainda é adotado com grande frequência na arquitetura e decoração de casas e apartamentos. Muitas vezes, podemos notar sua influência na arquitetura contemporânea, dando ao projeto ares elegantes e sofisticados. 

As colunas são elementos muito característicos e amplamente utilizados para esse tipo de arquitetura. Já para a área interna, a utilização de linhas, materiais nobres como o mármore e a busca pela simetria podem dar a casa o ar neoclássico ainda tão almejado.

Esse é um conteúdo feito pelo Casa de Valentina com apoio da OMA, que na nossa opinião é a melhor empresa para cuidar do seu imóvel 😉