Foto: Mariana Orsi / Divulgação
Este apartamento de 250m² passou por uma reforma total para ficar com a cara dos moradores: a arquiteta Mayumi Mitsube, idealizadora do projeto, e seu marido. Fruto da junção e integração de dois apartamentos, localizado em um condomínio de 1971, o lar conta com jardim de inverno, sauna e soluções muito inteligentes para aproveitar o espaço da melhor maneira possível.
O primeiro desafio do projeto foi unir dois apartamentos, um de 120m² e outro de 130m² no mesmo andar. A intenção foi criar um ambiente amplo e integrado, mas sem perder a capacidade de reversão no caso de uma futura venda separada das unidades.
O resultado foi um apartamento moderno, aconchegante e com soluções muito inteligentes para atender as necessidades e desejos do casal. Cada ambiente foi pensado com muito capricho e carinho, como no caso da porta de serviço “secreta” ou então no jardim de inverno elegante, funcional e discreto.
Vale a pena conferir a visita que fiz neste apartamento incrível! Para acessar, basta dar o PLAY no vídeo abaixo:
C.V: Havia algum ambiente que não poderia faltar no projeto?
Mayumi Mitsube: Uma necessidade bastante específica do apartamento é o espaço do jardim de inverno. Eu sou apaixonada por jardinagem e, quando surgiu a oportunidade de morarmos aqui, minha primeira questão de projeto foi “e as plantas?”. Assim, surgiu a ideia de criar um espaço integrado à sala, mas demarcado pelo uso de um piso diferente e mais rústico – na sala, usamos tábuas maciças de ipê de demolição e, no jardim, entramos com um deck de madeira. Criamos uma bancada em corian marrom com uma cuba oculta e marcenaria em pau ferro para guardar os itens de jardinagem. Essa mesma bancada, em dias de evento, funciona como um buffet de apoio para a sala de jantar. Incluímos também no espaço do jardim uma poltrona para leitura.
C.V: Como surgiu a ideia de fazer a sauna?
Mayumi Mitsube: Na academia, teríamos mais um banheiro que, durante o processo de projeto, concluímos que seria muito pouco usado e decidimos transformá-lo em uma sauna. Mudamos o acesso ao banheiro, para que este acontecesse pelo espaço da ducha e usamos o espaço do banheiro para criar uma sauna seca. A sauna e a ducha são separadas por uma divisória de vidro. O piso de deck, usado em ambos ambientes, os conecta visualmente, criando uma sensação de continuidade entre a sauna e a ducha. Na ducha, usei a pastilha verde como revestimento das paredes, incluindo o lado interno da porta, e o teto, para remeter a natureza. A ideia de usar a pastilha na porta é para criar uma sensação de que se está dentro de um espaço fechado e isolado do mundo – espaço para relax total!
C.V: E para a suíte, qual foi a inspiração?
Mayumi Mitsube: Na suíte, a intenção foi criar uma atmosfera acolhedora e relaxante, com alguns elementos orientais, como a luminária inspirada nas tradicionais luminárias japonesas, e uma pintura de um jardim zen, trazida do Japão. A iluminação do quarto foi pensada levando em conta que temos horários diferentes para deitar e levantar: ambos temos uma luz bem fraquinha embaixo da mesa de cabeceira e podemos controlar a iluminação geral do quarto tanto na entrada, quanto a partir dos interruptores ao lado da cama.
C.V: Qual é o diferencial mais marcante do apartamento?
Mayumi Mitsube: Acredito que o principal diferencial do nosso apartamento é que todas as decisões de projeto foram super pensadas e amadurecidas e cada escolha de material, de layout, de decoração, foi muito bem estudada.
Toda a decoração utilizada na produção do apartamento, feita em parceria com a Cida Moraes, é de acervo pessoal. A participação da Cida no processo de posicionar essas peças de forma a valorizar cada uma delas foi essencial, já que cada peça tem uma história e uma boa lembrança por trás e acho que isso que faz de uma casa, um lar.
Deixar um comentário