Apartamento para casal apaixonado por livros
28 jul, 2022 | Apartamentos, De 100 a 200 m2, Cidade
Fotos: Alain Brugier/ Divulgação
Escritório: Fernanda Moreira Lima
Área: 136m²
Local: Vila Romana, São Paulo
Ano: 2018
Uma reforma de apartamento para um casal apaixonado por livros. Esse foi o desafio enfrentado pela arquiteta Fernanda Moreira Lima neste projeto localizado na Vila Romana, em São Paulo.
“Este apartamento foi o sonho realizado de um casal prestes a aumentar a família. A premissa inicial para sucesso do projeto é escolher um profissional com o qual você realmente se identifique e confie. Afinal, nada melhor do que criar com liberdade. E assim foi. O apartamento foi entregue no padrão da construtora e reformado.”
E transformações significativas foram feitas sem comprometer o orçamento.
“Para reservar a verba principal para as áreas sociais, os três banhos das suítes foram mantidos. Trocamos apenas a bancada e soleiras em granito, além de criar um nicho no mesmo material dentro dos boxes. Essas pequenas alterações mudaram completamente a estética dos banhos, mas sem pesar no bolso dos proprietários.”
Vale destacar também a reforma radical realizada na área social.
“A varanda era enorme para o tamanho do apartamento, por isso foi nivelada ao piso interno e incorporada a área social que, desta forma, dobrou de tamanho. Os caixilhos foram removidos e as paredes da varanda masseadas e pintadas, tornando a integração maior. Neste novo espaço, o layout de distribuição acomodou um ótimo living, com função também de home theater, mesa de jantar para nove lugares e canto de leitura.”
Outro ponto importante do projeto foi a incorporação da personalidade dos moradores no apartamento.
“Livros são a paixão dos proprietários, por isso ganharam lugar de destaque na estante do living. Para proteção das obras e também porque o marido é muito alérgico, três painéis de vidro deslizantes evitam o acúmulo de poeira.”
Já o espaço da churrasqueira foi preservado e transformado em área gourmet.
“Uma ilha em pedra foi feita em frente a churrasqueira, acomodando armários, frigobar e cooktop no tampo, pois a proprietária gostaria de poder manter pratos quentes durante jantares ou preparar uma massa rápida. O piso entre a ilha e a churrasqueira foi feito na mesma pedra, visando facilitar a manutenção. Já no duto original da churrasqueira, foi acrescentada uma ventilação forçada para melhorar o desempenho da exaustão. O conjunto do ambiente de jantar e área gourmet tornou-se um dos espaços favoritos do casal, pois quando todos os vidros estão abertos, tem-se a sensação de estar flutuando sobre uma linda vista, que culmina com a Serra da Cantareira.”
Fotos: Alain Brugier/ Divulgação
Deixar um comentário