Quarto de bebê com bossa
22 jul, 2022 | Apartamentos, Até 50 m2, Cidade
Fotos: Julia Ribeiro/ Divulgação
Escritório: Rua 141 Arquitetura e Design
Área: 10m²
Local: Moema, São Paulo
Ano: 2022
A arquiteta Mona Singal, do escritório Rua 141 Arquitetura e Design, já havia reformado o apartamento de um jovem casal em Moema, São Paulo, em 2020. Mas foi em 2022, já com um bebê a caminho, que os moradores a chamaram para fazer o projeto do quartinho, entretanto sem fazer nenhuma mudança na arquitetura pré-existente do imóvel.
“Para não interferir na elétrica do quarto, foi proposto o lambri ao redor das paredes, para passagem da infraestrutura por trás dele. O forro de gesso foi colocado para trazer mais aconchego e ter maior flexibilidade, já que não era possível mexer no piso de madeira, que havia acabado de ser restaurado.”
A iluminação do quarto também foi pensada cuidadosamente para acompanhar os diferentes momentos do dia do bebê.
“Ao longo de todo o lambri, foi colocada iluminação dimerizada, com intensidade que pode ser controlada, bem como na luminária central no forro. Já a luminária de mesa, que fica ao lado da poltrona de amamentação, traz bossa e acompanha esse momento especial da amamentação.”
Além disso, o espaço leva um tema bem definido.
“O tema que percorre este delicado projeto é a biofilia, através do uso do papel de parede com desenho da natureza. Em aquarela, para promover o bem-estar e o conforto emocional. Além de estarem presentes elementos lúdicos, que ajudam no desenvolvimento da criança, como a pipa. No armário existente, foi mantida a parte interna e foram reformadas as portas e as faces externas, trazendo a textura da palha natural e o frescor do tom verde.”
E como todo projeto, desafios foram enfrentados.
“O mais difícil foi conseguir realizar esta reforma em pouco tempo e conseguir adequar o quarto sem fazer nenhuma mudança na arquitetura pré-existente.”
Fotos: Julia Ribeiro/ Divulgação
Deixar um comentário