Cozinha e área social integradas
21 jul, 2022 | Apartamentos, De 100 a 200 m2, Praia
Fotos: Raiana Medina/ Divulgação
Produção visual: Andréa Falchi
Escritório: Ricardo Melo e Rodrigo Passos Arquitetura
Área: 150m²
Local: Ipanema, bairro na zona sul do Rio de Janeiro
Ano: 2022
Uma reforma total que integrasse a cozinha à área social do apartamento. Esse foi o pedido feito por um casal com dois filhos aos arquitetos Ricardo Melo e Rodrigo Passos para este projeto localizado em Ipanema, Rio de Janeiro.
“A família já morava neste apartamento, quando decidiu nos convocar para fazer um projeto de reforma total, com nova decoração. De cara, pediram para integrar a área social com a cozinha, um desejo antigo deles. No lugar da parede demolida, que separava os dois ambientes, instalamos um grande painel de correr executado em marcenaria, com quatro folhas que permitem isolá-los novamente, quando necessário.”
A partir disso, os arquitetos pensaram o restante dos elementos.
“Como todos os espaços da área social são integrados, desenhamos uma grande estante (também em marcenaria) que vai do piso ao teto e acumula a função de louceiro. Ela ajudou não só a setorizar a sala de jantar, como também o hall de entrada, garantindo assim mais privacidade aos moradores.”
Além disso, vale destacar as escolhas feitas para a decoração do apartamento.
“O objetivo deste projeto foi criar uma casa alegre e colorida, mas tomando cuidado para o resultado final não pesar visualmente, nem cansar com o tempo. No que se refere à decoração, praticamente é tudo novo. As cores usadas no décor da área social foram extraídas do tapete que o casal já tinha, uma mescla de verde, azul e tons neutros. Já na cozinha, foi usada uma base branca para não conflitar com o colorido da sala e, ao mesmo tempo, criar um contraste entre os dois ambientes, já que eles podem ser integrados. A decoração do apartamento como um todo segue o estilo contemporâneo. No quarto do casal, a combinação da cabeceira em palhinha natural, a cortina de linho, o piso e os móveis de madeira natural com o mix de papel de parede com estampa floral e textura que imita linho resultaram no espaço mais acolhedor da casa.”
Fotos: Raiana Medina/ Divulgação
Deixar um comentário