Cobertura duplex perfeita para receber
06 jul, 2022 | Apartamentos, Acima de 200 m2, Praia
Fotos: MCA Estúdio/ Divulgação
Escritório: Escala Arquitetura
Engenharia: Laer Engenharia
Paisagismo: Anna Luiza Rothier
Área: 360m²
Local: Leblon, Rio de Janeiro
Ano: 2021
Uma cobertura duplex perfeita para receber. Esse foi o resultado deste projeto no Leblon, Rio de Janeiro, assinado pelo escritório Escala Arquitetura para um casal com dois filhos.
“A ideia era ter um espaço que fosse ao mesmo tempo pensado para acolher a família e receber amigos em dias de festa. O estilo de arquitetura dos clientes é mais voltado para um lado divertido, e o que sobressai principalmente é a coexistência de diferentes cores em diferentes objetos em um mesmo ambiente.”
Vale destacar a escolha de materiais e paleta de cores do projeto.
“Nos guiamos principalmente pelo uso da cor preta, conversando com a madeira a quase todo o momento no apartamento. Os detalhes em preto combinam com as esquadrias e guarda-corpo, e tanto no 1º quanto no 2º pavimento, os tons neutros revestem paredes e piso, com cores aparecendo pontualmente em objetos e no mobiliário.”
Outro ponto importante do apartamento é a área externa.
“Na varanda do 2º pavimento, as cores estão presentes nos móveis e no tapete, que junto ao paisagismo da Anna Luiza Rothier e a paisagem trouxe ainda mais vida ao espaço. Na cobertura usamos a estrutura metálica na cor preta com bambu trançado e vidro. Na parte externa, temos o painel do Coletivo Muda junto ao paisagismo da Anna em volta do prisma de ventilação do prédio. A conexão entre a área gourmet e a sala de estar do segundo pavimento acontece por um caminho passando por esse prisma do edifício. Já o painel do Coletivo Muda complementa e traz cor para esse espaço, servindo de pano de fundo da sala de estar. Seguindo a parede de tijolos de demolição maciços chegamos a área gourmet, que como no restante do apartamento, utilizamos tijolo de demolição maciço e estrutura com pintura corten.”
Além disso, cada quarto foi pensado minuciosamente.
“No quarto do casal, um espelho pousa atrás da mesa de cabeceira. Optamos por mesclar a madeira e tons claros e deixar as cores mais vibrantes para o enxoval, que pode ser alterado sempre, dando um novo toque especial para o quarto. Ainda na suíte master, temos armários espelhados dos dois lados. A parte superior vazada guarda o ar condicionado. Já o quarto da filha foi pensado para ter espaço para brincar e para as festinhas de pijama! O mezanino acima da cama funciona para ambas as atividades. Quando projetamos quartos infantis, mesmo que todo em marcenaria, pensamos de forma que possa ser utilizado por muito tempo. Para a bancada, por exemplo, quando a dona do quarto crescer, o tampo pode ser retirado para que seja feito um complemento na marcenaria e sua altura se mantenha adequada para uso. Para o quarto do filho, detalhes em preto se destacam no ambiente, como as prateleiras em serralheria, o pendente refletor da e a estrutura da cama também em serralheria preta.”
Fotos: MCA Estúdio/ Divulgação
Deixar um comentário