Casa de campo com muito espaço para circulação
06 maio, 2022 | Casas, Acima de 200 m2, Campo
Fotos: Marco Antonio/ Divulgação
Escritório: Deborah Roig
Área: 1.100m²
Local: Quinta da Baroneza, Bragança Paulista
Ano: 2019
Uma casa ampla com muito espaço para circulação. Esse eram os desejos dos proprietários quando chamaram a arquiteta Deborah Roig para este projeto localizado em Quinta da Baroneza, Bragança Paulista.
“Mesmo com mais de três mil m², o lote não era fácil de resolver. Além da insolação um pouco prejudicada, ele começava estreito e se abria para os fundos numa subida. Sendo assim, resolvemos posicionar a residência atrás, nessa parte mais alta, o que dispensou grandes movimentações de terra e garantiu uma bela vista.”
Além disso, esse posicionamento também favoreceu a iluminação e a ventilação naturais.
“A casa ficou afastada das construções vizinhas e não há bloqueios laterais. Sendo assim, a vista privilegiada foi amplamente explorada nos vãos abertos dos dois pavimentos; o inferior, com as áreas sociais, e o superior, com as íntimas. O desenho é o de uma casa-varanda, com aberturas de mais de 20 metros de comprimento no térreo, pelo qual se enxerga toda a propriedade.”
Apesar de complexa, a estrutura foi levantada em apenas um ano graças ao recurso adotado.
“Trata-se do Steel Frame, um processo industrializado que trabalha com peças sob medida, que chegam identificadas e separadas por setor. Elas têm perfis leves e são compostas por estrutura de aço galvanizado, fechados internamente por placas de gesso do tipo drywall e ,externamente, por painéis cimentícios. Além da rapidez do processo, a geração de entulho é infinitamente menor e a termo acústica é ótima por conta do recheio de rocha nas paredes.”
Vale destacar também o uso de materiais.
“Além da pedra-madeira na fachada, há esquadrias de alumínio com pintura de cor marrom que marcam a arquitetura de traços retos, imponentes e marcantes. Na parte interior, o piso de porcelanato foi utilizado em todos os cômodos sociais. Apenas os quartos receberam madeira de demolição.”
Fotos: Marco Antonio/ Divulgação
Deixar um comentário