Casa premiada com ambientes integrados
16 mar, 2022 | Casas, Acima de 200 m2, Cidade
Fotos: MCA Estúdio/ Divulgação
Produção: Andrea Falchi
Escritório: Escala Arquitetura
Área: 340m²
Local: Jardim Botânico, Rio de Janeiro
Ano:2019
Uma casa com ambientes integrados para um casal com dois filhos pequenos que ama pedalar. Essa era a ideia para este projeto que rendeu o primeiro lugar ao escritório Escala Arquitetura na categoria Projeto de Arquitetura de interiores na Premiação CAU+Mulheres, organizada pelo CAU RJ.
“Eles precisavam de espaços que fossem integrados, mas que possuíssem momentos de privacidade, como acontece no escritório, por exemplo. Para a família foi essencial, principalmente no momento de pandemia, ter ora espaços privados, ora espaços mais integrados dentro da mesma casa.”
Mas para que isso fosse possível, reformas estruturais tiveram que ser feitas.
“Com a demolição das paredes existentes, para abertura e integração dos ambientes, foi necessário fazer um reforço estrutural em todas as lajes. As vigas metálicas foram valorizadas e ressaltadas quando pintadas de preto.”
O resultado dessas modificações foi uma planta repensada e distribuída em três pavimentos de 112m² cada.
“A entrada da casa recebe destaque com planos em preto, ajudando a demarcar e proteger melhor a área. A caixa suspensa no andar superior abriga as janelas dos quartos e uma jardineira linear, funcionando como beiral para as portas da sala. Esses planos pretos que marcam a entrada da casa do lado externo se transformam em um painel no lado interno, demarcando a porta de acesso. Ao entrar na casa, nos deparamos com a sala de estar integrada ao jantar e cozinha, além da escada, que leva aos andares superiores.”
Outro ponto importante do projeto foi a escolha de materiais.
“A mescla de texturas, materiais e cores diferentes forma uma composição única em cada pavimento. O painel em lambri cinza nas paredes e painel ripado em madeira introduz toques de cor e as vigas metálicas aparentes pintadas de preto, assim como a escada, criam uma composição com o verde e com os tijolos. Tudo isso resultou em uma decoração atemporal que mistura diferentes estilos, cores e texturas em cada ambiente, criando uma unidade e uma atmosfera diferentes em cada pavimento.”
Além disso, vale ressaltar a escada.
“Ela conecta os pavimentos da casa e possui como proteção fios metálicos tensionados, além do corrimão em marcenaria junto a parede, com detalhe de iluminação. A claraboia sobre a escada, os vidros fixos no telhado e o prisma permitem uma conexão maior com o exterior, trazendo também mais luz natural.
Mas as arquitetas destacam um espaço em especial.
“O terraço é o cômodo mais representativo do projeto, porque ele traduz diretamente o que os moradores mais solicitaram: um ambiente integrado no geral, mas que ao mesmo tempo possui momentos de privacidade.”
Fotos: MCA Estúdio/ Divulgação
Deixar um comentário