12 2014

Refúgio Natural

23 dez, 2014 |

 

Durante essa época do ano, especialmente entre o Natal e o Reveillón, o pricipal destino de férias dos paulistanos costuma ser o litoral. E não é à toa, não… Recarregar as energias para o ano que começa demanda muita água do mar, pé na areia e algumas doses de pôr do sol alaranjado. Para aqueles que não vão poder curtir o clima praiano pessoalmente, que tal viajar com a a gente até o refúgio de veraneio de Peeter Mamacos? O arquiteto construiu a sua casinha charmosa no lugar onde passou parte da sua infância na costa sul-africana, mais especificamente à 80 km de Cidade do Cabo, entre surfistas e cabanas de pescadores.

 

Com a ajuda da família e dos amigos, Peeter colocou a mão na massa e construiu uma casa simples e sustentável, sem rede de água ou eletricidade, que tem tudo a ver com o clima natural da região e suas paisagens exuberantes. A casa foi erguida usando materiais reutilizados e solucões "verdes" de décor e funcionalidade.

 

Decoração de: Cozinha; banco de madeira reaproveitada; Casa de ValentinaDecoração de: Cozinha; parede de telha de metal; Casa de Valentina

 

Na cozinha, caixas de garrafas de vinho foram transformadas em gavetas de um armário feito de madeira recuperada. Para manter o conforto e prolongar as temporadas no local, o fogão a gás ganhou a companhia de uma geladeira que tem como fonte de energia a luz do sol, capturada através de painéis solares. A casinha charmosa, conscientemente construída, permite-o viver ali depedendo minimamente dos recursos naturais e sem agredir a bela paisagem.

 

Decoração de: Banheiro; banheira antiga; Casa de ValentinaDecoração de: Quarto de solteiro; beliche de alvenaria; Casa de ValentinaDecoração de: Fachada; janela azul; Casa de Valentina

Marie Claire Maison