Não é todo mundo que tem o privilégio de ter um jardim em casa, tampouco uma varanda no apê. Mas então como suprir aquele desejo de mexer na terra, cultivar uma horta ou manter o verde sempre por perto? Trazendo os vasos para dentro, oras. Agora, ter plantas na sala ou no quarto é quase tão importante quanto ter uma cadeira de design assinado. Elas trazem frescor, melhoram a qualidade do ar, alegram a vida…

Bem, o discurso todo é muito bonito, mas e na prática? Que plantas resistem mais em ambientes internos, que cuidados devemos tomar, qual o melhor lugar da casa para cultivá-las?… Todas essas dúvidas cruéis assolam o coração de quem ama a natureza, mas não sabe exatamente como trazê-la para a decoração. Quer dizer, não sabia.

Como a gente acredita que todo mundo mereça o seu "pedaço de jardim", entramos em contato com duas paisagistas queridas e experts nesse assunto: a Juliana Freitas, nossa colunista há muuuuito tempo, e Gigi Botelho, outra referência no assunto. Aqui elas respondem tudo o que vocês queriam saber sobre o tema!

Quais as plantas mais indicadas para ambientes internos? E as mais resistentes?
Juliana Freitas: As mais indicadas são justamente as mais resistentes, como Pleomeles, Rafis, Sanseverias, alguns Filodendros, Polyscias (que são as famosas árvores da felicidade), Aglaonemas…
Gigi Botelho: Plantas de folhagem verde bem escuro geralmente se adaptam bem a espaços internos, pois não estão acostumadas com a incidência direta do sol. A palmeira chamedorea, além de charmosa, é uma ótima opção. Pacovás, samambaias, rendas e zâmias são boas opções também. Lembrando sempre que o cômodo deve ser iluminado de luz natural.
 

Quais são os cuidados principais e as preocupações mais frequentes com essas espécies?
JF: Frequência da rega e quantidade de água, é muito comum as plantas morrerem por excesso de água, e aplicação de defensivos, as espécies que são colocadas dentro de casa são muito suscetíveis a doenças como fungos, por exemplo. E existem também alguns cuidados específicos de cada planta, como a Rafis, que precisa de água borrifada nas folhas com frequência para não ficar com as pontas escuras.
GB: Em resumo, vasos com drenagem benfeita, pouca água a cada dois ou três dias, retirada de folhas secas e amareladas, cuidados com a insolação… O básico.r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r

Qual o melhor lugar para as orquídeas?
GB: Orquídeas se adaptam bem a ambientes com boa claridade, porém sem incidência solar direta nelas. Na natureza, elas se encontram fixadas em troncos e galhos, embaixo de árvores, onde recebem a luz solar filtrada pela copa. Espaços internos e varandas atendem esse requisito, desde que fixadas ou plantadas adequadamente. Em relação à rega, não é necessário muita água para a orquídea. Uma dica interessante é o uso do musgo junto do painel ou vaso onde ela se encontra, pois ele mantém a umidade necessária para a espécie.

Espécies inusitadas, como bananeiras, sobrevivem em espaços internos?
JF: Elas até sobrevivem, mas sobreviver não é o que devemos esperar de uma planta, certo? Nós esperamos que ela esteja vivendo saudável, forte e vistosa e isso não acontece com as plantas de sol, por exemplo, que são colocadas à sombra. Essas só sobrevivem o quanto sua energia suportar !!!
GB: Plantas tropicais, como a bananeira, precisam de muita luz solar, sol direto e muita água para viverem. A indicação de uso dessas plantas são espaços abertos e ao ar livre.r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r

Fotos via Home Life Au | Design Love Fest | The Design Files | Andre Nazareth | Pinterest | Juliana Freitas