Para a maioria das pessoas à procura de um imóvel, o ideal é que este esteja novo, praticamente pronto para morar e que não precise passar por mudanças radicais. No caso da arquiteta Vanessa Martins, dona do escritório Sala2 Arquitetura e Design, e seu marido Eduardo, aconteceu exatamente o contrário. Com o seu olhar apurado, conseguiu enxergar todo o potencial em uma casa bem velhinha, topou encarar uma reforma daquelas para enfim ter o seu lar do jeito que sempre quis. "O processo foi muito gostoso principalmente porque idealizei o resultado do começo ao fim", revela animada.

DEPOIS DE UMA REFORMA COMPLETA, O LAR DESSE CASAL VIROU PONTO DE ENCONTRO DE AMIGOS E FAMÍLIA.

A casa de esquina de 140 m², localizada no Planalto Paulista, tinha um gostinho familiar, já que Vanessa morava por ali antes mesmo de se casar. Além de pouco movimentado, o bairro calmo e residencial é um verdadeiro paraíso para os passeios ao ar livre com Athos, o cachorro da família. É durante essas voltinhas diárias que o casal observa a transformação das casas vizinhas: "O bairro está todo em reforma. Antes era um lugar de pessoas com mais idade e a cada mês vemos um novo casal jovem começando a vida por aqui".

 

 

O processo de reestruturação dos espaços e decoração não foi nada fácil, com prazos a cumprir e uma longa reforma pela frente. Tudo demorou cerca de um ano e Vanessa e Eduardo só puderam se mudar depois de casados. "Encarei mais como desafio do que problema. Agora, aproveitando toda a casa, vemos que valeu a pena e passaríamos por tudo de novo", afirma a arquiteta. A casa, que já apresentava uma área livre e descoberta, recebeu grandes portas de correr em vidro que integram os ambientes sociais com o espaço externo – perfeito para os momentos de lazer com os amigos.

 

Detalhista e organizada, o lar de Vanessa reflete muito bem essa sua personalidade. Toda a marcenaria foi pensada especialmente para encaixar e esconder objetos, como os equipamentos de audio, video e segurança, que ficam em um armário ventilado, com os fios bem longe dos olhos dos moradores – "Fio é uma praga, né?!", brinca. Rodapé e trilhos embutidos e a ilha da cozinha desconcertada do piso demostram a sua preocupação com as minúcias.

 

 

Outro exemplo de solução inteligente – que faz muito sucesso entre as amigas de Vanessa – é o móvel de maquiagem planejado que desaparece por completo na bancada do quarto. "Me orgulho de ter resolvido minhas necessidades com uma boa harmonia estética", diz satisfeita. Agora, quando o assunto é decoração, uma peça em especial tornou-se o grande xodó da arquiteta. Adquiridas logo depois da compra da casa e antes mesmo da reforma, as cadeiras Girafa de Lina Bo Bardi são um charme por si só. "Esbeltas e com um design incrível, cabem em qualquer cantinho da casa", completa.

 

 

Quer espiar um pouco mais? Montamos uma galeria com outras fotos da casa. Ahh, também pedimos para a Vanessa selecionar os produtos que ela mais gosta dentro do Casa de Valentina. Confira as escolhas dela AQUI!

 

Fotos: Julia Ribeiro