08 2014

Open House | Silvia Cavalcanti

04 ago, 2014 |

 

“Amor à primeira vista”. É assim que a designer de interiores Silvia Cavalcanti descreve o seu encontro com a casa onde mora no Jardins, em São Paulo. A carioca estava de mudança para a cidade, vivendo temporariamente em um apartamento de um dormitório com o marido, o economista Guilherme Cavalcanti, e a filha Rafaela, quando foi apresentada ao futuro lar por uma amiga. “Eu estava apavorada, pois queria um lugar com personalidade!”, descreve.

COM MUITA CRIATIVIDADE, SILVIA TRANSFORMOU SUA CASA EM UMA MORADA AUTÊNTICA.

A casa de 500 m² se enquadrou perfeitamente nos planos da família, que pôde finalmente respirar aliviada com a nova aquisição. Com a primeira etapa cumprida, chegou a vez de transformar todos os espaços vazios em cômodos confortáveis, alegres e, é claro, com um pezinho no Rio de Janeiro. A primeira grande transformação aconteceu na parede do living, que foi revestida com um papel de parede amarelo de efeito degradê.  “Eu queria trazer cor e alegria aqui para casa, pois acho São Paulo às vezes cinza demais. A opção pelo papel foi imediata… O amarelo dá um up na nossa vida”, comenta.

 

Decoração de: Sala de estar - sofá cinza; Casa de ValentinaDecoração de: Sala de estar - quadro vermelho; Casa de ValentinaDecoração de: Detalhes  - parede amarela e branca; Casa de ValentinaDecoração de: Detalhes  - parede de quadros; Casa de ValentinaDecoração de: Detalhes  - quadro Nina Pandolfo; Casa de ValentinaDecoração de: Sala de jantar - sofá amarelo; Casa de ValentinaDecoração de: Detalhes  - balaço; Casa de Valentina

 

Sem medo de ousar e misturar estilos e referências Silvia partiu logo para a escolha dos tecidos – coloridos, estampados e cheios de vida. Aliás, cor é o que não falta na decoração, assim como uma pitada de bom humor. Do sofá amarelo da sala de estar ao cor de rosa da sala de televisão, todos os móveis, objetos e obras de arte parecem conviver em completa sinergia, criando uma atmosfera quase lúdica no local. No centro do living mora um balanço, envolto por algumas flores artificiais, peça queridinha dos moradores que costumava enfeitar o seu lar carioca.  

 

A paixão de Silvia pela arte está presente em todos os cantos de sua casa. Quadros de artistas importantes dividem espaço com trabalho de artesãos e artistas de rua. Sem dúvidas, o grande protagonista de sua coleção é o  quadro vermelho posicionado sobre a lareira e que pode ser visto de diversos pontos da sala. Olhando assim à primeira vista parece apenas mais uma obra abstrata, mas basta encontrar o ângulo certo para que a experiência se transforme: ao observá-lo de frente podemos enxergar o rosto de uma santa.

 

Decoração de: Sala de televisão - sofá rosa; Casa de ValentinaDecoração de: Sala de jantar - mesa de jantar retangular; Casa de ValentinaDecoração de: Detalhes  - aparador bar; Casa de ValentinaDecoração de: Detalhes  - cômoda de madeira; Casa de ValentinaDecoração de: Detalhes  - coleção de garrafas; Casa de Valentina

 

A sala de jantar talvez seja o cômodo mais clean da morada, cuja paleta de cor permanece em tons mais sóbrios com apenas alguns pontos de coloridos em detalhes específicos. Por outro lado, o bom humor constante em toda a decoração também dá as graças por aqui: a parede do fundo recebeu pintura especial feita por uma artista plástica, que substitui a necessidade de quadros no ambiente. Sobre o aparador, um grande pote de Nutella faz às vezes de objeto decorativo ou, quem sabe, obra de arte. Até mesmo a Mona Lisa enfeita o espaço, mas em uma versão com  intervenções divertidas!

 

Toda essa despretensão que envolve a decoração tem uma razão especial: deixar o dia a dia da família mais leve e feliz. “Agora colocamos um globo de luz em um canto da casa e, quando estou triste, ligo e danço com a minha filha! Melhor que antidepressivo é ter uma casa com saúde e alegria!”, comenta. Apesar da distância da cidade natal, Silvia conseguiu manter na sua morada paulista a mesma atmosfera que antes envolvia seu lar carioca, mas ainda um detalhe lhe faz falta: “a vista para a praia do Leblon”, brinca.  

 

Decoração de: Quarto de criança - cama com dossel; Casa de ValentinaDecoração de: Quarto de criança - mesa de estudo; Casa de ValentinaDecoração de: Varanda  - mesinha com cadeira; Casa de Valentina

 

Curtiu a casa cheia de personalidade da Silvia? Não deixe de ver a galeria a baixo com mais um montão de fotos! Se você quiser um pouco desse bom humor e alegria na sua casa, então confira os produtos escolhidos pela designer AQUI! Aliás, em breve Silvia irá lançar o próprio e-commerce de projetos de decoração. Irá chamar Doit Interiors, então vale ficar de olho!

 

 

Fotos: Julia Ribeiro