06 2014

Open House | Mia Athayde

23 jun, 2014 |

 

O apartamento no prédio antigo da década de 1970, no bairro do Alto da Boa Vista, já denuncia que ali mora uma família original com muita história para contar.  Localizado em uma rua tranquila e tomada pelo verde, o imóvel cheio de charme foi o achado perfeito para o início da nova etapa da vida do casal Mia Athayde e Renato Carvalho. Depois de pequenos ajustes e algumas paredes a menos, o apê finalmente ganhou forma e jeito de lar doce lar.

A VISTA ENCANTADORA PARA A COPA DAS ÁRVORES COMPLEMENTA O CHARME DESSE APÊ

Todos os detalhes que compõem essa morada vieram carregados de significado e história. A começar pela própria família, que de tradicional não tem muito. Mia e Renato se conheceram na adolescência em Petrópolis, no Rio de Janeiro: “Tivemos um namorico, ficamos muito amigos e seguimos caminhos diferentes”, revela a moradora. Ela se casou e teve três filhas, assim como ele, que subiu ao altar e foi pai de uma menina. Com o fim dos casamentos e com as filhas crescidas, os antigos pombinhos se reencontraram, 12 anos depois – uma verdadeira história de amor moderna.

 

 

A nova e ampliada família logo se apaixonou pela linda vista esverdeada e pela ótima planta do apartamento, perfeita para receber convidados. Os cantos arredondados das paredes ditam o caminho para o living, que ganhou espaço após uma boa reforma que privilegiou a integração das áreas sociais.  Dos quatro dormitórios que copunham o layout original, restaram três: a suíte do casal, o quarto da filha Sofia e o chamado “quarto do meio”, que funciona como um espaço para hóspedes. “As filhas que não moram conosco, os amigos e irmãos que moram fora, ficam bem instalados e são muito bem vindos quando quiserem aparecer!”, explica.

 

Uma solução ousada complementa a decoração de forma original. Armários na cozinha e nos banheiros não faziam parte do estilo de vida da família, que optou por dispor os utensílios usados no cotidiano como parte do décor: “Nada de guardar para ocasiões especiais!”. Dessa forma priorizam objetos bacanas para serem vistos e usados diariamente, além de terem que manter tudo sempre em ordem, “em seu devido lugar e sempre à mão”, complementa Mia.

 

 

Depois da primeira reforma e algumas remexidas aqui e ali, o apartamento ficou praticamente pronto, mas a paixão dos moradores pelo décor faz com que o processo nunca termine de fato: “Sempre estamos trazendo alguma coisa nova prá cá ou mudando um acabamento, mexendo numa parte da casa…”.  A antiga escrivaninha que hoje habita um dos quartos já serviu de mesinha de cabeceira para o Renato e, depois de receber nova pintura, morou um tempinho na sala.

 

Peças herdadas de ambas as famílias dividem os espaços com objetos contemporâneos de maneira harmoniosa. “A mesa de jantar está na família do Renato há mais de 150 anos! Tiramos os pés e apoiamos o tampo de jacarandá, todo marcado pelo tempo, em blocos de concreto”, conta. O antigo guarda-mantimentos também tem um lugar especial no coração da moradora. Ele pertencia a sua avó, e hoje acomoda a cafeteira e os talheres na cozinha.  Outros objetos que dão vida à decoração também carregam um gostinho sentimental, já que foram garimpados mundo a fora, em viagens feitas por eles. “Renato e eu viajamos muito e adoramos demais viajar. Mas sempre é delicioso voltar para a nossa casa porque aqui é o nosso lugar, o nosso lar!”.

 

 

Quer ver mais imagens desse apartamento incrível? Confira nossa galeria abaixo! A Mia também selecionou suas peças favoritas de dentro do Casa de Valentina. Clique AQUI para ver as escolhas dela!

 

 

Fotos: Julia Ribeiro