09 2014

Open House | Gabriel Valdivieso

22 set, 2014 |

 

O apartamento antigo e cheio de personalidade, localizado em um prédio de apenas dois andares no bairro de Pinheiros, evidencia a alma criativa de seu proprietário, o designer Gabriel Valdivieso. Antigo morador de uma confortável quitinete no portentoso e cult Edifício Copan, encontrou a sua atual morada em apenas um mês, mas logo de cara precisou enfrentar uma reforma e tanto: “Uma corretora achou o imóvel e atinou que seria perfeito para mim. Ele estava em péssimas condições, mas reformá-lo foi uma tarefa prazerosa!”, conta.

GABRIEL PROCURARAVA COM CALMA POR SEU NOVO APÊ, POIS NÃO TINHA PRESSA EM SAIR DO SEU LAR NO COPAN.

O bairro de aura simples e despojada acolheu seu novo morador de braços abertos. Perto de todos os seus possíveis destinos e de fácil acesso ao centro, a região reflete o clima urbano e movimentado de São Paulo, mas não intimida Gabriel, que se sente livre para ir à padaria vestindo pijamas e apreciar um delicioso e forte café no balcão.

 

Decoração de: Sala de estar; pintura geométrica na parede; Casa de ValentinaDecoração de: Detalhes; graviras antigas; Casa de ValentinaDecoração de: Sala de jantar; mesa de jantar bege; Casa de ValentinaDecoração de: Detalhes; cocar. Casa de ValentinaDecoração de: Detalhes; redoma de vidro; Casa de Valentina

 

Com o fim da trabalhosa – mas necessária – obra, Gabriel passou a desenvolver o projeto de interiores do apartamento. O processo foi leve e divertido, na companhia da amiga e arquiteta Alexandra Albuquerque, com quem compartilhou ideias e muitos temakis com chá verde. “Passei algumas semanas andando com o layout do apartamento todo amassado, impresso em uma folha de papel, e com uma escala no bolso, pensando nos ajustes de simetria que o projeto pedia”, comenta.

 

Esse processo criativo, feito com muita calma e cuidado, resultou em ambientes únicos, cada qual com sua própria identidade, mas que ao mesmo tempo conversam de maneira harmoniosa entre si. Gabriel confessa que parte dessa característica se relaciona com a sua personalidade mutante que deixa florescer na decoração de tempos em tempos e mantém o seu lar sempre vivo: “Vejo graça nessa não linearidade! O ser humano demanda cenários diferentes para momentos distintos em sua vida e rotina”, afirma.  

 

Decoração de: Cozinha; armário de madeira; Casa de ValentinaDecoração de: Detalhes; armário amarelo; Casa de ValentinaDecoração de: Detalhes; mural de inspirações; Casa de ValentinaDecoração de: Home office; banco estofado; Casa de ValentinaDecoração de: Detalhes; estante verde; Casa de ValentinaDecoração de: Detalhes; composição de quadros; Casa de Valentina

 

Em todos os cômodos pequenos tesouros estão dispostos sobre móveis vintage, também muito especiais. O amplo e claro living, composto em tons de bege, faz referência a inúmeros estilos e décadas de forma contemporânea, com peças que tem a cara dos anos 1980 e cartela de cor clássica dos anos 1990. “Adoro a calma e placidez que a sala de estar emana na claridade da manhã ou ao barulho do vento chacoalhando as plantas à janela”.

 

Cada um de seus preciosos achados carrega um punhado de história e memória.  Gabriel valoriza as circunstâncias que o fizeram encontrar cada um deles, e não o seu valor real. “Não é o preço da conquista que conta, mas sim o seu momento”, afirma. Dessa forma, fica claro que o seu lar é composto em grande parte por pequenos e especiais instantes: “as espreguiçadas em minha cama, o Ghee que meu namorado e eu fazemos, a gata Fiji, os vizinhos que tocam constantemente, os dias de trabalho em clausura-home-office e as noites de domingo de ócio sem fim…”

 

Decoração de: Quarto de casal; papel de parede geométrico; Casa de ValentinaDecoração de: Detalhes; cadeira vintage estampada; Casa de ValentinaDecoração de: Detalhes; cadeira antiga; Casa de ValentinaDecoração de: Detalhes; cabeceira estofada roxa; Casa de Valentina

 

 

 

 

Fotos: Julia Ribeiro