07 2015

Open House | Conrado Zanotto

20 jul, 2015 |

 

Este OPEN HOUSE estava programado há um boooom tempo e estou muito contentente em tê-lo aqui. É a casa/galeria de um grande amigo. Conheci o Conrado na ESPM e nas melhores recordações que tenho dessa época de faculdade ele está presente – lembro disso com certa nostalgia, confesso, rsss…

Admito também que agora com o Bento tenho uma vontade incontrolável de ficar agarrada com ele todas as noites e estou tendo uma certa dificuldade de manter uma vida social descente. Por isso, não tenho visto meus amigos, incluindo o Conrado, com a frequencia que queria, mas ter a casa dele aqui no blog é quase um happy hour virtual, hahaha Bom, vamos lá, tenho certeza que vcs vão adorar a PONDER70!

 

Desde que foi construído, lá nos anos 1940, esse sobrado provavelmente foi palco do desenrolar de muitas histórias de vida, mas, com certeza, nenhuma foi mais interessante do que a atual. Localizado na Travessa Ponder, no bairro Paraíso, em São Paulo, o imóvel de 170 m² exerce dupla jornada desde 2012, quando o produtor cultural e artista Conrado Zanotto, decidiu transformá-lo em lar e lugar de trabalho. “Fiquei interessado pela localização e pelo aspecto intimista da casa, cheia de plantas, rua de paralelepípedos e acabamento em madeira”, explica. E foi assim que nasceu a PONDER70, um misto de showroom e morada, cujos ambientes foram sendo naturalmente apropriados pelas obras de arte – todas elas à venda!

IMERSA EM UMA ATMOSFERA CRIATIVA, A CASA PARECE TER VIDA PRÓPRIA E SE TRANSFORMA DE ACORDO COM AS PEÇAS EXPOSTAS.  

A região, próxima a parques, praças e serviços, é um verdadeiro convite aos trajetos a pé ou de bike, feitos sempre na companhia do seu cão, o Cisco. O bairro com jeito de cidade pequena também ajuda o Conrado a levar uma rotina mais leve, prezando a convivência com os vizinhos, que se tornaram grandes amigos. “Ter sossego e tranquilidade, colocar comida para os passarinhos, ter caixa de abelha, fazer a compostagem do lixo orgânico entre as casas para tirar o adubo que usamos para as plantas da rua, poder sair com os bichos soltos, fazer fogueira em frente à casa… Esse tipo de experiência do cotidiano, livre de regras, grades, e seguranças, é o verdadeiro luxo”.

 

Decoração de: Detalhes; maquina de escrever vintage; Casa de ValentinaDecoração de: Sala de estar; pintura pássaro; Casa de ValentinaDecoração de: Sala de estar; cadeiras de madeira e lona; asa de ValentinaDecoração de: Detalhes; arte em lata de alumínio; Casa de ValentinaDecoração de: Detalhes; esquadrias de madeira antigas; Casa de ValentinaDecoração de: Sala de estar; arquivo para papel; Casa de ValentinaDecoração de: Hall; espelho antigo de madeira; Casa de Valentina

 

Alguns elementos originais do sobrado foram preservados, como o piso, as portas e as janelas de madeira. A maioria dos móveis e acessórios de decoração segue essa mesma linha estética, criando assim uma base com jeito “antiguinho”, perfeita para receber as peças supermodernas dos artistas e da própria coleção do Conrado. Mas dizer que a decoração da casa está pronta é praticamente impossível. Isso porque, como o próprio morador reconhece, esse processo é mutante e varia de acordo com disposição das obras, que quando vendidas, exigem reposição. “Também tem o fato de termos o estúdio de produção de arte analógica e digital dentro da casa e artistas residentes em atividade. Isso dá sempre uma vida aos ambientes, que acabam sendo o reflexo das personalidades envolvidas”, explica.

 

Decoração de: Detalhes; quadros coloridos; Casa de ValentinaDecoração de: Detalhes; lustre de vidro antigo; Casa de ValentinaDecoração de: Detalhes; estátua ganhesh; Casa de ValentinaDecoração de: Sala de estar; poltrona antiga de couro preto; asa de ValentinaDecoração de: Detalhes; lareira preta; Casa de ValentinaDecoração de: coleção de toy art; Casa de ValentinaDecoração de: Detalhes; pintura girafa; Casa de ValentinaDecoração de: Home office; cadeira com rodízio prata; Casa de Valentina

 

Conrado contou que adora mudar a decoração: “É um processo cansativo, mas muito divertido e satisfatório”, complementa. No entanto, para criar a mistura perfeita entre lar e home office, o produtor não poupou esforços e bons investimentos. A sua coleção de Toyart, por exemplo, conta com exemplares assinados e numerados, em edições limitadas, criados por artistas de peso, como Mark Ryden, Ron English, Gary Baseman e Camille Rose Garcia. Ao mesmo tempo, a vivência artística possibilita momentos de muita inventividade até mesmo para o décor. É o caso da luminária feita a partir de uma escada velha, encontrada por Conrado na demolição de uma construção. “Ela foi pintada de branco e coloquei uma fita Led na parte de trás. Para pendurar, usei ganhos e correntes. Assim podemos variar o ângulo da luz”. São esses pequenos detalhes geniais que fazem dessa casa um lugar pra lá de original, onde a vida acontece no compasso da criatividade.  

 

Decoração de: Home office; luminária de escada; Casa de ValentinaDecoração de: Detalhes; desenho; Casa de ValentinaDecoração de: Detalhes; porta-chaves mão; Casa de Valentina Decoração de: Detalhes; arte em spray; Casa de ValentinaDecoração de: Detalhes; parede azul; Casa de ValentinaDecoração de: Detalhes; veneziana de madeira; Casa de ValentinaDecoração de: Detalhes; muro grafitado; Casa de Valentina

 

Uma casa que mistura um pouquinho de tudo: arte, cotidiano, trabalho e convivência. Como não amar, né?!! Abaixo, na galeria, tem mais algumas fotos do canto do Conrado… E não deixe de conferir AQUI uma seleção de produtos que tem a cara da PONDER70.

 

Fotos: Julia Ribeiro