06 2015

Open House | Caio E Mauro

15 jun, 2015 |

 

A paisagem não poderia ser mais urbana. Localizado no décimo primeiro andar de um prédio ícone modernista em plena Paulista, o apartamento do casal Caio Andreazza Morbin e Mauro Finatti tem vista esplendorosa para os arranha-céus perfeitamente alinhados que seguem ao longo de toda avenida. Ao contrário do que se possa imaginar, o barulho do trânsito, o movimento dos pedestres e toda a euforia da região permanecem do lado e fora, enquanto o interior é tomado por uma inusitada serenidade. Grande parte desta característica é fruto da maneira como o Caio – arquiteto e sócio da Amma Store – soube valorizar a estrutura original do imóvel, que conta com amplos cômodos, pé-direito alto e muita luz natural. “A proposta do projeto era de retomar a originalidade do próprio edifício, da época, mas sem perder o meu conceito de arquitetura e de composição”, diz Caio.  

ELEMENTOS DE ÉPOCA, OBRAS DE ARTE E PEÇAS DE DESIGN DÃO PERSONALIDADE AO APÊ.

O encontro com o imóvel foi completamente ao acaso. O Caio e o Mauro estavam atrás de um lugar para morar e uma amiga corretora levou o casal para visitá-lo “só por curiosidade”, relembram. “Ele estava fora do nosso orçamento, mas quis conhecer como era o interior do prédio do Abelardo de Souza. De cara a gente se encantou, principalmente com a varanda e a possibilidade que o apartamento tinha”.  Foi então que a aventura começou – e duraria os próximos cinco meses. O fato dos 260 m² estarem em péssimo estado serviu apenas para impulsionar a mente criativa do arquiteto, que decidiu trazer à tona elementos autênticos que tinham sido camuflados pelo morador anterior. A varanda recuperou o seu visual original com as pastilhas azuis claras – que demoraram 120 dias para serem entregues! -, as luminárias de gesso foram reaproveitadas em alguns cômodos, como na cozinha, e o rosa pastel da fachada foi incorporado no lavabo.

 

Decoração de: Sala de estarDecoração de: Sala de estarDecoração de: Detalhes Decoração de: Decoração de: Varanda Decoração de: Sala de estarDecoração de: Sala de televisão

 

Apesar de contar com acabamentos e detalhes originais, o clima da decoração é superatual. A começar pelo piso de taco ebanizado que ajuda a valorizar o entorno claro, destacar a coleção de obras de arte e as peças de design. A modernidade também dá as caras no layout: os móveis foram dispostos longe das paredes, completamente soltos no espaço, dando fôlego ao visual e à circulação e permitindo que o próprio mobiliário seja muito bem apreciado: “Aqui você vê as costas do sofá, a lateral da poltrona, consegue contemplar toda a arquitetura, mas também a decoração”, explica Caio. Para complementar a proposta, o arquiteto apostou em peças de design sóbrio, mas sem deixar de acrescentar seu toque pessoal: “A gente tem poucos móveis, só o necessário. Mas eu gosto muito de trabalhar com releituras de alguns elementos, como o sofá do Philippe Starck, que ganhou capa de um tecido floral azul, mas em uma linguagem reta que não sobrecarrega”.

 

Decoração de: Detalhes Decoração de: Sala de jantarDecoração de: Detalhes Decoração de: Detalhes Decoração de: Decoração de: Detalhes Decoração de: Cozinha

 

Apesar do Caio assinar o projeto, Mauro não deixou de palpitar e inspirou ótimas ideias. “Ele gosta de elementos inusitados que eu só pego e posiciono da melhor forma possível”, explica. Como as caixinhas de madeira herdadas da família que ganharam novo significado ao serem penduradas verticalmente na parede. Partiu dele, também, a solução para guardar, e ao mesmo tempo expor, boa parte da sua coleção de quadros: uma espécie de tela de correr, própria das galerias de arte, que pode ficar a vista ou não no living. E a parceria não acaba por aí! Os dois também adoram receber e estão começando a abrir a casa todo último domingo do mês para os amigos: “A gente quer fazer do nosso apartamento um ponto de encontro. A mesa bar no hall de entrada já é um convite para as pessoas se sentirem bem aqui”, finaliza.

 

Decoração de: Detalhes Decoração de: Decoração de: Quarto de casalDecoração de: Decoração de: Detalhes Decoração de: Quarto de casalDecoração de: Detalhes

 

Uauuu!! O apartamento do Caio e do Mauro é mesmo deslumbrante, não é? Veja mais no vídeo e na galeria abaixo. Ahhh, e não deixe de conferir a seleção de produtos feita por eles AQUI!

 

For privacy reasons YouTube needs your permission to be loaded.
I Accept

 

Fotos: Julia Ribeiro