Depois de morar por dezoito anos no mesmo lugar, Anne Colesanti tem a certeza de ter encontrado o seu pequeno paraíso, em uma rua tranquila do Real Parque e com vista privilegiada para um pedacinho ainda preservado da Mata Atlântica. A advogada e artista plástica encontra refúgio diário na varanda de frente para o verde onde pode se perder entre seus pincéis e tintas – sempre na companhia da gatinha juju. “Adoro a vista das minhas janelas. Tenho a natureza bem pertinho dos meus olhos e o som dos pássaros. Só trocaria por algo que também me acalmasse, como o mar”, comenta.

APESAR DE APRESENTAR ALGUM FORMALISMO, O APÊ FOI FEITO PARA SER DESFRUTADO.  

Anne vivia junto da família no bairro de Moema, em São Paulo. A busca por um novo ninho começou pelas redondezas, mas depois de esgotadas as alternativas, partiram para o Campo Belo. Sem muita sorte no bairro vizinho, decidiram se aventurar do outro lado do rio, na região do Morumbi, onde nunca haviam imaginado. “Conheci todos os imóveis à venda daquela época, mas me encantei por esse em que moro atualmente, pelo tamanho, claridade e divisão perfeitos. Isso tudo aconteceu há dezoito anos!”, relembra.

 

Decoração de: Detalhes; desenho; Casa de ValentinaDecoração de: Detalhes; quadros abstratos; Casa de ValentinaDecoração de: Detalhes; cadeiras de couro; Casa de ValentinaDecoração de: Sala de estar; sofá cinza; Casa de ValentinaDecoração de: Detalhes; aparador de madeira clássico; Casa de ValentinaDecoração de: Detalhes; estátua soldado com redoma; Casa de Valentina

 

Localizado em um prédio com apenas oito andares, o apartamento de 400 m² conta com um amplo living integrado perfeito para as reuniões em família, sempre muito populosas. Além do marido Carlos Alberto Colesanti, são seis filhos, seus respectivos maridos e esposas, e sete netos! Não é a toa que a mesa de jantar conta com lugares de sobra para os adultos, enquanto os pequenos ocupam a mesa da copa, logo ao lado. Durante os anos, a disposição dos espaços sofreu poucas alterações, mas a decoração costuma ganhar novos ares de tempos em tempos, sempre com a ajuda da designer de interiores e amiga, Estela Marquezi: “A Estela se ocupa da decoração da minha casa há mais de vinte anos. Nela eu confio plenamente, pois sei que o seu trabalho não só embeleza, como também reflete o espírito e personalidade dos proprietários”.

 

Decoração de: Sala de estar; lareira com toras de madeira; Casa de ValentinaDecoração de: Detalhes; poltronas cinzas com listras; Casa de ValentinaDecoração de: Detalhes; abajur com globo; Casa de ValentinaDecoração de: Sala de jantar; entre sala; Casa de ValentinaDecoração de: Sala de estar; sofá velundo cinza; Casa de ValentinaDecoração de: Sala de estar; abajur azul; Casa de Valentina

 

Mudar peças de lugar e acrescentar novos achados aos cômodos é sempre uma alegria para Anne. Pensando nisso, Estela às vezes apronta algumas surpresinhas: “Quando voltei de uma recente viagem encontrei a casa renovada, com os móveis e objetos em lugares diferentes e muitas flores. Tínhamos conversado a respeito, mas o resultado foi surpreendente!”, relembra. Durante suas viagens ao exterior, a artista plástica aproveita para garimpar pequenas preciosidades em antiquários e feiras de antiguidades, para casa e para a sua adorada coleção de mais de 60 bonecas, que têm lugar cativo nos quatro cantos desse lar – algumas delas estão expostas também na mostra “A Alma do Colecionador”, em cartaz no Museu de Arte Sacra de São Paulo.

 

Decoração de: Detalhes; caiza de madeira e vidro; Casa de Valentina Decoração de: trilho de mesa florido; Casa de ValentinaDecoração de: Decoração de: Lavabo; papel de parede adamascado dourado; Casa de ValentinaDecoração de: Sala de televisão; almofada com flor rosa; Casa de ValentinaDecoração de: Detalhes; baú preto; Casa de ValentinaDecoração de: Home office; estante de livros; Casa de ValentinaDecoração de: Detalhes; coleção de máquinas fotograficas antigas; Casa de Valentina

 

O apartamento de estilo predominantemente clássico ganha suas características modernas à medida que as novas tendências e tecnologias ficam disponíveis no mercado. Um exemplo é o home theater, totalmente equipado e automatizado, praticamente como um cinema em casa, para o deleite do marido cinéfilo e da filha mais nova, formada em cinema. Esta é uma das soluções de decoração predileta da Anne: “Gosto de tudo, mas acho que ele ficou bem resolvido. A mistura do tradicional com algumas peças modernas também dá um toque especial”, comenta. Todos esses detalhes pessoais, que evocam calma e aconchego, fazem dessa casa um verdadeiro lar, composto para ser muito bem aproveitado: “Atualmente os filhos mais velhos já se casaram e saíram de casa, mas quando nos encontramos a casa fica cheia e o conforto e o prazer de viver em família faz toda a diferença”, finaliza.

 

Decoração de: Detalhes; quadros autorais; Casa de ValentinaDecoração de: Detalhes; telefone antigo; Casa de ValentinaDecoração de: Detalhes; escrivaninha cinza; Casa de ValentinaDecoração de: Detalhes; colcha rosa indiana; Casa de ValentinaDecoração de: Quarto de casal; poltrona clássica bege; Casa de ValentinaDecoração de: Detalhes; c^omoda provençal verde; Casa de Valentina

 

Adoramos a mistura do clássico com os detalhes modernos da casa da Anne, e vocês? Não deixe de assistir ao vídeo que fizemos por lá e de ver mais algumas imagens na galeria abaixo! Confira também a seleção de produtos incríveis feitas pela artista plástica AQUI.

 

For privacy reasons YouTube needs your permission to be loaded.
I Accept

 

Fotos: Julia Ribeiro | Vídeo: Carol Colesanti