05 2014

Open House | Andrea E Pedro

12 maio, 2014 |

 

A simpática casinha no Jardim Paulistano tem uma fachada que parece as das vilas italianas, um jardim que lembra os rooftops de Nova York e um clima de interior do país, tudo ao mesmo tempo. Apesar da vocação cosmopolita, o endereço é legitimamente brasileiro, cheio de cuidado e carinho estampados por todos os cômodos. Os donos dessa história são Andrea Lucchesi e Pedro Camargo, ela arquiteta, ele economista. 

 

Sabe quando o destino dá uma mãozinha? Foi assim que o casal encontrou o imóvel. Na verdade eles já estavam pra fechar negócio em outro bairro quando viram a placa de “Aluga-se” e decidiram agendar uma visita. Ao conhecerem a casa, foi amor à primeira vista! E o sentimento é bem compreensível: além da localização, o sobrado de 140 m² tem ambientes bem distribuídos e iluminados, piso de tacos na área social e vizinhos queridos ao redor.

COM JEITO DE CASA DE VILA, O SOBRADO CONTA HISTÓRIAS ATRAVÉS DA DECORAÇÃO E DOS ESPAÇOS BEM VIVIDOS

O antigo ditado "em casa de ferreiro, o espeto é de pau" definitivamente não se aplica aqui. Como Andrea tem um escritório de arquitetura, para ela esse processo de reforma e decoração já é algo cotidiano. “O Pedro é que conheceu um mundo com o qual não estava acostumado, que são prazos de entrega, atrasos…”, conta ela. Mesmo com a experiência jogando a favor, a moradora não quis apressar etapas, então os detalhes estão sendo feitos aos poucos: “Curtimos cada canto e cada peça nova é uma festa”.

 

 

Assim os espaços vão se moldando com a passagem do tempo, misturando histórias. Uma delas é a da mesa de centro, que foi emprestada pelo irmão de Pedro e que dificilmente será devolvida, além de lembranças de viagens e amigos. De vez em quando os objetos (e até os móveis) mudam de posição, em uma brincadeira despojada de todo dia: “Quero sempre ter mil casas dentro da nossa casa. Acho que é coisa da profissão”, confessa Andrea.

 

 

Da sala de estar é possível espiar a mesa de refeições e um delicioso quintalzinho ao fundo, com paredes de tijolos à mostra, muitas plantas e até fios iluminados para dar um clima. Esse é um dos ambientes mais queridos de todos, projetado por Bruna Lucchesi, irmã da moradora. “Quando alugamos o imóvel, o proprietário não havia deixado nada plantado, ficaria tudo a cargo dos inquilinos. Mas a Bruna captou cada ideia e, além disso, temos uma sauna que faz a felicidade do Pedro diariamente. Então é o nosso cantinho xodó”.

 

Bem, na verdade tudo é xodó. Assim que chegam, os dois tiram os sapatos e aproveitam aquela indescritível sensação de aconchego. De pés descalços, o destino seguinte é o tapete da sala de TV. Segundo a arquiteta, não há pessoa que não fique passando o pé nele por conta do material: “Parece que estamos nas nuvens!”. E não é mesmo esse o efeito de morar na casa dos sonhos?

 

* Update: Para quem também se apaixonou pela arquitetura da casa, como a fachada e os materiais de restauro, temos uma informação bacana para compartilhar. Quem reformou a residência antes da Andrea se tornar inquilina foi a arquiteta Luciana Galves — confira outros projetos dela AQUI.

 

 

Não resistimos! Tivemos que colocar mais fotos do ninho da Andrea e do Pedro aqui na galeria. É que cada detalhe, cada cômodo e cada solução é simplesmente incrível. Casa com jeito de casa! Ah, e se quiser ver mais peças no estilo do casal, confere AQUI.

 

Júlia Ribeiro