Nenhuma casa no mundo é igual (nem parecida, aliás) à dos designers Alex de Oliveira e Eduardo Aiello, idealizadores da marca Montage Art. Na verdade, se precisássemos definir em imagens o que é um lar com personalidade, o apartamento do casal certamente serviria como exemplo. Aqui os cômodos são repletos de tesouros e objetos curiosos, com poucos intervalos em branco — e com o tempo esses também serão preenchidos por novas relíquias e achados. Quando a porta da frente se abre, um universo moldado a quatro mãos se revela…

UMA DECORAÇÃO ÚNICA, MOLDADA COM O TEMPO E O OLHAR AFIADO DOS MORADORES

Qualquer prédio dos anos 60 que ainda mantenha suas características originais merece ser admirado, mas o edifício eleito por Alex e Edu ainda se beneficia de farta iluminação natural e tem como paisagem o bairro Alto da Boa Vista, que às vezes parece ter parado no tempo — no bom sentido. “Gosto do bairro pois tem cara de interior, bem arborizado e bem cuidado. Aqui temos muitos pássaros e até macacos que vivem nas inúmeras árvores. É uma delícia”, diz Alex.

Nessa miscelânea divertida que é a decoração, nada é restrito ou milimetricamente pensado. Nem cores, nem quantidades, nem estilos… Tudo é permitido desde que faça sentido para os moradores. Aos outros pode até parecer que os 105 m² não são grandes o bastante para tanta história, mas é justamente assim que os dois entendem esse endereço como lar — que também pode ser lugar para trabalhar.

“Acreditamos na casa orgânica, espontânea. Ela vai se transformando com a chegada de novas peças. Estamos sempre atentos a elas e conseguimos um lugar para todas na decoração. Os ambientes são dinâmicos, mutáveis. Aqui se transformou em nosso laboratório de ideias, pois tudo tem uma história, um conceito. É um gabinete de curiosidades”.

Mas o valor dessas coisas todas vai muito além do preço escrito na etiqueta — é o quanto aquela peça desperta o olhar e mexe de alguma forma com os moradores. Tanto que os maiores achados são um tucano do artista plástico Abraham Palatnik, arrematado por apenas R$ 10,00, e uma caixa de laca antiga chinesa que custou 4 reais.

Entre tantos detalhes, o banheiro também é motivo de orgulho. “Ele era o cômodo que mais nos incomodava, mas com as peças certas, uma troca da pia, a pintura e a colocação de luminárias, encontramos o aconchego que procurávamos. Queríamos uma sala de banho, não simplesmente um banheiro”.

No apê onde só entram boas energias, o espaço ainda é compartilhado com mais duas moradoras, as gatas do Alex e do Edu: “É só procurá-las que você encontra o lugar mais confortável. São peritas nisso”.

Aproveitando o talento da dupla para o garimpo, pedimos que o casal selecionasse algumas peças bacanas aqui do Casa de Valentina. Quer conferir os móveis e objetos preferidos deles? É só vir por AQUI.

Júlia Ribeiro