O fim do ano está chegando… Dá para acreditar que estamos há um pouco mais de um mês para o Natal? Bom, se você gosta de se preparar com antecedência para não fazer feio na hora de receber os amigos e familiares em casa, algumas dicas importantes podem fazer toda a diferença, né? E sabe quem veio te ajudar a ser a anfitriã perfeita? A especialista em decoração de mesas natalinas e proprietária da Divino Espaço, Amelinha Amaro. Prontos para as dicas?

 

Decoração de: Detalhes; caminho de mesa chevron dourado; Casa de Valentina

 

QUE TOALHA EU VOU?

“Um jantar entre amigos e família significa algo mais informal, mas claro, sempre muito bem cuidado”, explica. Para vestir a mesa de forma adequada e elegante, Amelinha aposta em toalhas, caminhos de mesa ou jogos americanos de linho. “Se você tiver uma variedade de cores, escolha aquela que mais te agrade. Caso contrário, opte pelo branco e cru, que são cores mais neutras e combinam com todo tipo de aparelho de jantar”.

 

Decoração de: Detalhes; tolaha de linho azul clara; Casa de ValentinaDecoração de: Detalhes; toalha de mesa azul marinho; Casa de Valentina

 

CERÂMICA OU PORCELANA?

Tanto faz. O importante mesmo é compor as peças escolhidas com o restante do décor da mesa. Se optar por uma porcelana estampada, por exemplo, os copos devem ser de uma das cores que aparecem na peça, para que “todos os elementos estejam harmonizados entre si”, explica Amelinha. Você pode optar também por um copo de vidro simples, e combinar as cores do prato com a tolha ou guardanapo.

 

Decoração de: Detalhes; prato de porcelana magenta; Casa de ValentinaDecoração de: Decoração de: Detalhes; copos de vidro verdes; Casa de Valentina

 

FAQUEIRO DE INOX PODE?

Claro que sim! “O faqueiro não precisa necessariamente ser de prata”. O que vale mesmo é primar pelo bom gosto e bom senso, por isso escolha talheres mais especiais, que não são usados diariamente e que estejam em boas condições.

 

Decoração de: Detalhes; faqueiro de inox com cabo trabalhado; Casa de ValentinaDecoração de: Detalhes; mistura de talheres; Casa de Valentina

 

GUARDANAPOS DE PANO É ESSENCIAL

Esqueça os guardanapos de papel! Esse é um detalhe que faz toda a diferença na hora de compor a mesa. “Eles também devem ser de linho. Escolha uma cor que o destaque do aparelho de jantar ou que combine com o jogo americano”.

 

Decoração de: Detalhes; guardanapo de pano branco; Casa de ValentinaDecoração de: Detalhes; guardanapo de pano bordado; Casa de Valentina

 

CENTROS DE MESA ADEQUADOS

“Os centros de mesa devem ser sempre baixos para que não atrapalhem a comunicação entre os convidados”, explica Amelinha. “Caso use velas na mesa, elas nunca devem ficar na altura dos olhos, sempre mais altas ou mais baixas”, complementa.  Outra dica ótima é escolher espécies que não exalem muito perfume, que pode se misturar com o aroma dos alimentos e causar algum desconforto. Na decoração do resto da casa, flores perfumadas estão liberadas!

 

Decoração de: Detalhes; vaso de flores coral; Casa de ValentinaDecoração de: Detalhes; centro de mesa baixo; Casa de Valentina

 

A RECEPÇÃO

Não deixe de servir uma boa bebida antes do jantar e de colocar uma música gostosa em um volume agradável para não atrapalhar a conversa. “Tudo isso é importante e complementa o clima de festa na hora de receber seus convidados”.   

 

Decoração de: Detalhes; taças de champagne de cristal; Casa de Valentina Decoração de: Detalhes; carrinho bar dourado; Casa de Valentina

 

ATENÇÃO AOS TOQUES FINAIS

“Quando eu vou receber amigos para o jantar eu começo sempre fazendo uma vistoria antes do horário marcado para ter certeza que está tudo em ordem”, conta. Preste atenção na iluminação, se as luzes que devem estar acesas estão de fato acesas e o mesmo com as velas espalhadas pela casa. Outro ambiente que merece cuidado especial é o lavabo! Ele precisa estar bem cuidado, limpo e com todos os itens de higiene necessários. Esse é o momento para verificar se tudo está no lugar, bem organizado, pronto para receber os amigos e a família.

 

Decoração de: Lavabo; bandeja de perfumes; Casa de ValentinaDecoração de: Detalhes; castiçais baixos; Casa de ValentinaDecoração de:

Pinterest | Style Me Pretty | Camille Style | Ella | Coordinately Yours | The Effortless Chic |