Já ouvi muita gente dizendo que essa data é bobagem, e que na verdade é uma grande invenção comercial. Ok, é óbvio que a data é importantíssima comercialmente, mas daí a achar a homenagem uma bobagem confesso que não concordo muito não. 

 

Acho que é um pretexto ótimo para oficializarmos um sentimento cotidiano. Daí, cabe a cada um escolher como quer fazer isso, se é com uma carta, palavras, flores ou presentes. E, aqui entre nós, muitas vezes uma carta linda substitui um presente comprado de qualquer jeito.

 

Mas queria aproveitar para contar um pouco das possíveis origens da data. Os primeiros indícios foram encontrados na Grécia Antiga, já que os gregos prestavam uma homenagem a Deusa Reina, mãe dos deuses. Já na Idade Média os trabalhadores que moravam longe de suas famílias ganhavam um dia para visitar suas mães, dia este que os ingleses chamavam de “mothering day”. Mas a data se espalhou mesmo quando em 1914, o presidente Thomas Woodrow Wilson, oficializou o Dia das Mães proposto por Anna Jarvis em homenagem a sua mãe, que havia prestado serviços comunitários na Guerra Civil Americana.

 

Mas e aí, como foi o seu Dia das Mães? O meu foi ótimo, com toda a família e muitos amigos reunidos e, pela primeira vez, recebi também "parabéns" apesar do baby ainda não ter chegado já anda bem crescidinho e com 5 meses rsss

 

 

Bom, daí começam os doces… Na casa da minha mãe este momento é sempre um terror, pois já sabemos que teremos MUITAS opções, sempre lindas e deliciosas por vir. E foi exatamente o que aconteceu. Cliquei só alguns dos 8 pratos que tinham na mesa.

 

 

Se vc gosta de brigadeiro não vai resistir a esta torta. É brigadeiro puro! Comprei na Anusha, no Itaim.

 

 

Esta sobremesa de frutas cristalizadas e marron glacê estava incrivelmente espetacular! Espero que tenha sobrado um pouquinho para amanhã rsss É do livro À Mesa com Proust, que minha mãe ganhou de uma grande amiga e que traz receitas da vida do escritor parisiense Marcel Proust. RECOMENDO.

 

 

A aqui a minha foto do Dia das Mães de 2014 – sim tiramos todos os anos as fotos de todas as mães com seus filhotes . Esta daqui é da minha mãe e suas crias rsss 

 

 

Se eu fiz uma carta, dei flores ou presentes? Só não fiz a carta (gafe grave) mas acho que ela vai entender pois deixo todos os dias claro minha admiração pela sua polivalência, sua força, determinação e análise crítica e sempre acertiva das coisas. A admiro demais, uma mulher que trabalha incansavelmente, cuidou, e cuida, dos filhos com uma asa enorme, é uma esposa presente e uma pessoa que me ensina diariamente, mesmo sem perceber, a saber dosar os prazeres cotidianos com os deveres as vezes chatos, mas necessários.

 

Lucila Zahran Turqueto