10 2011

O Charme Da Palhinha

11 out, 2011 |

Com a revalorização do artesanato, a palhinha volta com força total no décor, seja em releituras inusitadas ou mesmo nos eternos clássicos do design nacional. Muito popular entre as décadas de 50 e 70, o material, também conhecido como 'palha de Viena' por ter se popularizado na cidade austríaca no século XIX, ganha ares contemporâneos quando usado de forma criativa, como no guarda-corpo da escada criada pela arquiteta Carolina Neuding.

Por ser uma trama natural vazada, a palhinha é ideal para o clima tropical, pois permite a ventilação e ajuda a combater a umidade quando usada em portas de armários, como no home office idealizado pelo escritório M2 Arquitetura. O acabamento pode inclusive ser pintado em diversas cores e servir de inspiração para produtos completamente diferentes, a exemplo dos cobogós brancos projetados pela Brasil Arquitetura.

Nem mesmo a badalada designer espanhola Patricia Urquiola resistiu: durante o Salão de Milão desse ano, ela, em parceria com a marca Moroso, lançou a cadeira Klara com encosto de trama. Confira abaixo algumas peças de mobiliário nacionais que abusam da beleza da palhinha.