Bem, arrumar a cama todo mundo arruma né – ou pelo menos esperamos que sim, rsrs. Mas arrumar daquele jeito perfeitinho que vemos nas revistas e catálogos não é tão fácil quanto parece. Na verdade não existem regras cravadas na pedra, ou “isso pode, aquilo não pode”, mas existem, sim, alguns segredinhos profissionais que podem auxiliar nessa tarefa. Porque convenhamos: quando a gente chega em casa cansado do trabalho, o que mais queremos é encontrar uma cama macia, com muitas almofadas e que seja aconchego puro. Para te ajudar a conquistar isso e ainda deixar o quarto mais bonito, procuramos a ajuda de quem entende do assunto como ninguém: a Nice De Cara, do ateliê Cara de Casa, e a arquiteta Paula Magnani – que projetou grande parte dos quartos selecionados para essa matéria.

Abaixo elas respondem algumas das principais dúvidas sobre arrumação de camas. Confira!

DESCUBRA COMO ARRUMAR UMA CAMA IMPECÁVEL

Casa de Valentina – O que você acha imprescindível para um quarto ser aconchegante?

Nice De Cara – Harmonia nas cores, nos móveis, nos tecidos e nos detalhes. Uma cortina apropriada, uma luz gostosa e oportuna, um enxoval sempre limpinho…

Paula Magnani – Uma bela colcha, geralmente neutra, com mantas e almofadas.

 

CV – A colcha deve ou não encostar no chão?

NC – As opções para o comprimento da colcha são várias: uma delas é ir até o chão, e esta sim deve “beijar ”o piso, pois se ficar uns centímetros acima, parecerá curta. Agora quando a cama tiver uma base bonita, ou no caso do modelo box, uma saia, a colcha deve ficar uns 10cm abaixo da marca do colchão. E por último a opção de ser colcha envelopada, mostrando toda a base da cama.

PM – Na verdade tanto faz, mas se temos uma cama bonita preferimos usar a colcha para dentro, para mostrar os detalhes.

 

CV – Como dobrar a colcha, sob ou sobre os travesseiros?

NC – Se o modelo da colcha for para fazer a vira dos travesseiros, deve-se arrumar a colcha do pé da cama para cima, na altura do travesseiro, levar o tecido até metade do tamanho do travesseiro, colocá-lo por cima e completar a arrumação. Desta forma a vira ficará perfeita.

CV –  Existe alguma regrinha para usar mantas ao pé da cama?

PM – Não. Gostamos de usar uma manta grande ocupando toda a largura da cama, ou então usar duas, sendo uma mais curtinha por cima para dar um charme.

 

CV – E no verão? A gente mantém a colcha sempre na cama e só tira para dormir?

PM – Sempre mantemos a colcha para dar um ar de arrumado, organizado.

 

CV – Qual o segredo dos travesseiros? O ideal é ter quantos?

NC – Não há regra, mas uma cama de casal fica bem elegante com quatro travesseiros. Ou dois para cama de solteiro. Particularmente gosto de seis travesseiros com tamanho diferentes.

 

CV – Tem dicas para deixar a cama sempre bem perfumada?

NC – Água de passar logo após a lavagem, mas também vale todos os dias, ao arrumar, borrifar um pouco para revitalizar o aroma. Pode-se ainda dar uma leve desamassada com o ferro, pois dará um aspecto na cama sempre de lençol recém-trocado.

Paula Magnani | Casa Claudia | São Romão Móveis | Pinterest