Hoje em dia, quase nenhum ambiente da casa tem a permissão de servir uma só função. O quarto é também escritório, a cozinha vira sala de estar, e a varanda… bem, ela vira espaço gourmet, salão de festas, jardim e tudo o mais que couber. E em tempos de varanda total flex, a grande estrela é a churrasqueira. É, porque (quase) todo bom brasileiro adora um churrasco com os amigos – e quem mora em apartamento não precisa mais abrir mão disso.
Ok, isso é lindo na teoria. Mas e na prática? Será que dá mesmo para usar com frequência aquelas churrasqueiras instaladas na varanda? E a fumaça, a manutenção, os revestimentos… como fica? Para te ajudar a resolver essas questões, fomos pedir a opinião de alguns profissionais bacanas da área – que, aliás, têm projetos de churrasqueiras lindas no currículo. Confira suas dicas abaixo e diferentes pontos de vista:

r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r

* Quais os revestimentos mais indicados?

Por Leonardo Di Caprio, designer de interiores
Para as paredes, dê preferência aos acabamentos cerâmicos ou porcelanato, que possuem boa eficiência térmica e são impermeáveis, ou quase. Nas bancadas, materiais também impermeáveis e de fácil manutenção, como granito, quartzo com resina (como Silestone) e Corian, são os mais indicados.

Por Maurício Karam, arquiteto
Pedras no geral são bem resistentes, mas cerâmicas e tijolos refratários são bem-vindos também. O aço inox pode ser uma alternativa, pois é fácil de limpar, porém dá um ar mais moderno à decoração.

Por Gustavo Paschoalim, arquiteto
Gosto muito de utilizar os revestimentos da marca Palimanan ou tijolos ingleses. Em alguns casos, a pedra ferro também fica super bacana. Para a bancada prefiro os tons escuros de granito, como preto, marrom absoluto ou marrom imperial.

Por Gabriel Magalhães e Luiz Cláudio Souza, arquitetos
Para revestir as churrasqueiras pré-moldadas de concreto, (que costumam ser entregues pelas construtoras) devem ser usados apenas acabamentos refratários ou que tenham boa resistência ao calor: tijolinhos, texturas, etc. Uma solução para deixá-la mais bonita é criar uma parede auxiliar envolvendo todo o equipamento, deixando aberto apenas o vão para o uso. Assim é possível revestir essa parede sem medo do calor, seja com azulejos estampados, mármore, pastilhas de vidro…r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r

* E como isolar a fumaça?

Por Leo Di Caprio
O isolamento da fumaça em apartamentos normalmente já é previsto e calculado pela construtora. Portanto, devem-se seguir as recomendações técnicas de altura e dimensão, além de não realizar alterações na tubulação ou posição. Partindo deste ponto, uma coifa potente e apropriada à finalidade será suficiente.

Por Gustavo Paschoalim
Apesar de os próprios prédios possuírem um sistema de exaustão para a churrasqueira, quando possuo uma folga no orçamento sempre acabo escolhendo modelos à gás ou elétricos, pois aí a fumaça é praticamente inexistente.

Por Gabriel Magalhães e Luiz Cláudio Souza
Se as churrasqueiras forem elétricas, realmente não é necessário nada, uma vez que o equipamento funciona quase como um forno. Os modelos a carvão já são previstos pela construtora, mas outras opções também são possíveis, como as churrasqueiras tipo grelha ou até mesmo as americanas, que geram pouca fumaça e que, aí sim, pode ser dissipada com uma coifa ou até mesmo um depurador.r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
Fotos via Luciana Penna | Casa e Jardim | Casa Vogue | Casa Claudia

Fotos via Luciana Penna | Casa e Jardim |