Imóveis com metragem reduzida parecem ser difíceis de ambientar, mas nada como um pouquinho de inventividade para fazê-lo parecer mil vezes maior. A decoração é a sua maior aliada nesse busca, assim como um olhar aberto às possibilidades que o espaço oferece. E como a gente adora boas soluções decorativas, resolvemos descomplicar a tarefa para vocês com um guia recheado de truques simples que irão te ajudar e muito na hora de compor um ambiente pequeno.  É sempre bom guarda-los na manga, hein!! ;)
 

#1 VISUAL LIMPO E CLARO

Não é nenhum segredo: um ambiente claro e bem iluminado pode parecer muito maior do que ele realmente é. Isso porque a luz incidente reflete no entorno criando a sensação de amplitude. Mas calma… Você não precisa investir num look minimalista e branco total, viu! O truque é criar uma base clara que pode ser complementada com móveis e objetos coloridos. No entanto, tome cuidado para não utilizar peças demais para não comprometer a circulação e sobrecarregar o visual do cômodo.

 

Decoração de: Cozinha; cadeira phanton branca; Caasa de ValentinaDecoração de: Detalhes; porta-retrado com pedras; Casa de Valentina

 

#2 MÓVEIS PROPORCIONAIS

Ter sempre em mãos a planta do apê e uma trena é muito importante na hora de sair às compras de novos móveis. Mas antes disso, é preciso pensar na composição dos cômodos. Para as salas pequenas, por exemplo, dispense o tradicional combo: dois sofás, poltronas, mesa de centro e mesas laterais. Troque um dos sofás por uma cadeira ou poltrona de design interessante ou então opte por um modelo em “L”, que ocupa muito bem o espaço e oferece assentos de sobra. A mesa de centro também pode sair de cena, mantendo como possíveis apoios as mesinhas laterais.

 

Decoração de: Sala de estar; sofá cinza pequeno; Casa de ValentinaDecoração de: Sala de estar; mesa de centro modular; Casa de ValentinaDecoração de: Sala de estar; tapete étnico; Casa de Valentina

 

#3 AMBIENTES INTEGRADOS

Um apartamento pequeno com layout muito compartimentado está longe de ser funcional. Por isso, o ideal é se livrar de algumas das paredes divisórias que bloqueiam a visão e a conversa entre os cômodos. Para ter a tão sonhada sensação de amplitude, crie um living completamente integrado juntando sala de estar, jantar, varanda e cozinha.

 

Decoração de: Sala de jantar; cozinha integrada; Casa de Valentina

 

#4 PEÇAS MULTIUSO

Um banquinho como mesa lateral na sala se transforma facilmente em um assento a mais à mesa de jantar. Um pufe em frente ao sofá pode servir de apoio para os pés ou como mesa de centro, com a ajuda de uma bandeja. Peças como essas são coringas essenciais em ambientes com pouco espaço, pois se desdobram em diversas funções. Os móveis com rodízios também são superpráticos, pois podem ser deslocados com facilidade pelos cômodos.

 

Decoração de: Detalhes; mesa bandeja; Casa de Valentina Decoração de: Detalhes; mesa lateral escribaninha; Casa de Valentina

 

#5 PORTAS DE CORRER

Sabe como ganhar um pouquinho mais de espaço em um cantinho que nunca imaginou? É só trocar as portas tradicionais pelas de correr! O mesmo vale para as portas dos móveis, como guarda-roupas, armários de cozinha e rack. E para deixar o visual ainda mais leve, amplo e integrado, vale apostar nos modelos envidraçados ou espelhados.

 

Decoração de: Quarto de casal; porta laranja; Casa de ValentinaDecoração de: Cozinha integrada; porta de correr com vidro; Casa de Valentina

 

#6 PAREDES BEM APROVEITADAS

Uma ótima – e bela – maneira de otimizar um cômodo pequeno é aproveitando cada centímetro disponível, inclusive nas paredes! Além dos objetos usualmente pendurados nelas, crie apoios com prateleiras, estantes altas e ganchos. Essa é uma maneira ótima de desentulhar uma cozinha apertada, por exemplo, e deixa-la superorganizada. Ateliês e escritórios também ganham pontos com uma parede funcional.

 

Decoração de: Detalhes; parede lousa; Casa de ValentinaDecoração de: Sala de estar; estante alta; Casa de ValentinaDecoração de: Detalhes; parede de cortiça; Casa de Valentina

 

#7 MOBILIÁRIO SOB MEDIDA

Outro jeito de aproveitar cada centímetro disponível é optando pelos móveis planejados. Eles são feitos especialmente para o espaço e oferecem soluções interessantes de otimização de cantos que não seriam bem utilizados de outra maneira.  Assim, você pode ganhar um espacinho a mais para guardar roupas de cama, louças e etc.

 

Decoração de: Detalhes; quarto modular; Casa de ValentinaDecoração de: Cozinha; cozinha planejada; Casa de ValentinaDecoração de: Detalhes; escada sob medida; Casa de Valentina

 

#8 ESPELHOS

Um cômodo pequeno, claro e com entrada de luz irá se beneficiar de um espelho, que traz amplitude e reflete a iluminação. Você pode revestir uma parede inteira com o material ou então optar pelos modelos soltos – pode ser um grande ou uma composição de diversos modelos pequenos.

 

Decoração de: Detalhes; espelho redondo; Casa de ValentinaDecoração de:

 

#9 REVESTIMENTO ÚNICO

Utilizar um mesmo revestimento no piso de todos os ambientes aumenta visualmente a integração entre eles, ou seja, cria uma atmosfera muito mais espaçosa e equilibrada. Quer um pouco mais de setorização? Então use tapetes para essa função!  

 

Decoração de: Sala de estar;pinos; Casa de ValentinaDecoração de: piso de porcelanato branco; Casa de Valentina

 

# 10 DESAPEGO

Metragens reduzidas não combinam com excessos, por isso é preciso abrir mão de objetos demais e manter apenas o essencial. Faça uma limpa no guarda-roupa, livre-se de acessórios decorativos sem uso, e tente não adquirir novos itens sem necessidade. Esse é um ótimo exercício diário que ajudará na organização, dinâmica e manutenção do espaço.

 

Decoração de: Detalhes; estante antiga reformada; Casa de ValentinaDecoração de: Detalhes; fundo pintado da estante; Casa de ValentinaDecoração de: Detalhes; pôster geométricos; Casa de Valentina

Pinterest | José Ricardo Basiches | Nobi Arquitetura | BMG Arquitetura