Vocês achavam que as matérias do Marrocos já tinham acabado? Mas não! A Bruna ainda tem alguns segredinhos para contar da viagem à Marrakech. Para quem perdeu algum post, reunimos todos eles nesse link AQUI.

No dia mais quente da viagem (e possivelmente da minha vida!!!), fui visitar uma oficina de madeira entalhada nos arredores da cidade. A empresa se chama Chamous Groupe e o proprietário tem a intenção de trazer seus produtos para o Brasil – ou seja, em breve teremos a chance de decorar a casa com painéis legítimos e muito bem trabalhados.
Antes de chegar à oficina paramos em uma obra onde a equipe da marca estava instalando painéis gigantescos em uma casa privada. A construção ainda não tinha móveis, mas já dava para perceber que o resultado final seria mágico. O living – um amplo salão com paredes de mosaico – estava sendo decorado com um teto todo de madeira entalhada, com direito a uma cúpula coberta de detalhes geométricos.
Na oficina, o cheirinho de madeira dominava tudo. Segundo o proprietário da Chamous Groupe, o cedro é a melhor espécie para se entalhar, mas todas as peças recebem camadas de verniz quando finalizadas, para proteger e preservar. Ele me contou que os artesãos aprendem as técnicas com membros da família ou então fazendo cursos de especialização, e que infelizmente hoje em dia esse tipo de arte não está sendo tão valorizado quanto antes. Uma pena, mas essa é mais uma parte do legado cultural marroquino que corre o risco de se perder com o tempo.

Fotos via All Things Moroccan (a primeira) e Fotopedia (a última) | Bruna Lourenço e Divulgação (todas as outras)